Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Saúde da população negra é tema de encontro na UBS Novo Esteio

28/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello

Parte da programação do Mês da Consciência Negra em Esteio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na tarde desta quinta-feira (27), um encontro voltado à discussão da saúde integral da população de origem afrobrasileira. A atividade, realizada na UBS Novo Esteio e conduzida pela enfermeira e coordenadora de Políticas de Saúde da SMS, Evelise Birck Rodrigues, reuniu profissionais da área e representantes da comunidade para reforçar a importância de um atendimento mais qualificado às especificidades dos negros.

A profissional falou sobre fatores genéticos, doenças crônicas mais prevalentes e, principalmente, sobre os determinantes sociais que influenciam no maior índice de adoecimento e mortalidade entre os afrobrasileiros.

Segundo a palestrante, é necessário que profissionais de saúde identifiquem riscos específicos para oferecer um atendimento mais atento, humano e alinhado às necessidades reais desse público. “Às vezes, não adianta atender todo mundo da mesma forma. É preciso compreender que um idoso, uma mulher, um homem, uma pessoa branca ou uma pessoa negra podem ter riscos diferentes. Essa consciência muda a prática e qualifica o serviço”, explicou.

Evelise ressaltou, ainda, que o debate, tradicionalmente intensificado durante o Novembro Negro, deve ser constante para manter o tema em evidência tanto entre os trabalhadores da saúde quanto na sociedade. Por isso, o encontro foi aberto também à comunidade, que participou de forma ativa. Para a coordenadora, a população e, sobretudo, lideranças comunitárias também exercem papel essencial no reconhecimento de fatores de risco e na promoção da saúde. “Não é só responsabilidade dos profissionais. O cidadão também pode colaborar”, afirmou.


Até dia 7
O Mês da Consciência Negra segue neste sábado (29) com a 4ª Feira Afro Esteio, que será realizada no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta), a partir das 10h.

A programação, realizada com diferentes parceiros, vai até o dia 7 de dezembro e será encerrada com o 20º Concurso Mais Bela Negra Esteio e a 2ª Feira Black Money, a partir das 14h, no Espaço de Eventos Rei Pelé (Canteiro Central da Av. do Carnaval – Santo Inácio), seguida da Festa do Dia Nacional do Samba, às 18h, no mesmo local (confira o cronograma abaixo.)


Dia da Consciência Negra 
Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca um importante momento de reflexão sobre a contribuição dos afro-brasileiros e a luta contra o racismo no país. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, que resistiu até a morte pela liberdade de seu povo em 1695. Mais que uma homenagem histórica, o dia reforça a importância da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira, lembrando que as lutas de Zumbi permanecem atuais diante das discriminações ainda existentes.


Programação*
Sábado (29), 
9h 
O que: Feira Afro 
Onde: Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta / Rua Garibaldi - Centro) 
Parceiro: Patrícia Morro

14h 
O que: 20ª Formatura e Troca de Graduações da Escola de Capoeira Camboatã 
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 - Centro) 
Parceiro: Escola de Capoeira Camboatã

20h 
O que: Encontro Verde e Rosa 
Onde: Ginásio Municipal Sílvio Batista (Rua Peri Fagundes, 343 - Vila Osório/Três Portos) 
Parceiro: Escola de Samba Acadêmicos de Esteio


Quinta-feira (4), 19h30min 
O que: Palestra sobre empoderamento feminino negro 
Onde: Ponto de Cultura Ateliê Um (Rua Ney Brito, 28 - Santo Inácio) 
Parceiro: Núcleo Empodera – Ateliê Um

Sexta-feira (5), 19h30min 
O que: Coquetel do Concurso Mais Bela Negra de Esteio 
Onde: Confraria das Festas (Rua São Sebastião do Caí, 368 - Centro) 
Parceiro: Núcleo Empodera – Ateliê Um

7 de dezembro, 
14h 
O que: 20º Concurso Mais Bela Negra Esteio e 2ª Feira Black Money 
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (Canteiro Central da Av. do Carnaval – Santo Inácio) 
Parceiro: Núcleo Empodera – Ateliê Um

18h 
O que: Festa do Dia Nacional do Samba 
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (Canteiro Central da Av. do Carnaval – Santo Inácio) 
Parceiro: Escola de Samba Acadêmicos de Esteio

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas