Notícias
Educação
Caravanas das Artes e do Esportes promovem atividades em escolas
28/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Estudantes e professores de duas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) de Esteio participaram das atividades dos projetos Caravana das Artes e Caravana do Esporte, promovidos, respectivamente, pelos institutos Mpumalanga e Esporte e Educação de forma conjunta, viabilizados pela Lei Rouanet e Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Nesta sexta-feira (28), a ação movimentou a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Lygia, no Bairro Parque Primavera.
Nas artes, os alunos participaram da atividade “Ritmo, Corpo e Movimento”, onde fizeram brinquedos com materiais recicláveis e conheceram instrumentos como a Preaca, utilizado no Caboclinho de Pernambuco, uma manifestação cultural que mistura música e dança.
Os professores, por sua vez, participaram, também, de conversas sobre a importância da arte e como integrá-las no cotidiano escolar.
Voltadas ao esporte, foram feitas atividades de inclusão nas técnicas do futsal, tênis, vôlei e basquete, no ginásio da escola.
Para Isadora Oliveira, 13 anos, estudante do sétimo ano, as caravanas possibilitaram percepções diferentes. “Acho bem interessante! Uma oportunidade de nós conhecermos mais os esportes e outras possibilidades de artes”, disse a estudante.
Na quinta-feira (27), as atividades dos dois projetos foram realizadas na Emeb Santo Inácio, localizada no bairro que empresta nome à instituição.
A primeira ação foi no final da tarde de quarta-feira (26), com uma palestra sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento e Adaptações Escolares”, conduzida pela pediatra e psicanalista especialista em neurodiversidade, doutora Raquel Del Monde, realizada na sede da Secretaria Municipal da Educação (SME)
Os projetos
¿O projeto da Caravana das Artes propõe experiências artísticas que estimulam o movimento, a imaginação e a expressão corporal, valorizando o protagonismo das crianças e oferecendo novas ferramentas pedagógicas aos educadores.
No projeto da Caravana dos Esportes, os estudantes participam de atividades e jogos de esporte educacional em mini-estações esportivas organizadas e lideradas pela equipe de educadores e educadoras.
Sobre os institutos
O Instituto Mpumalanga é uma organização da sociedade civil que atua desde 2007 nas áreas de direitos humanos; educação; arte; cultura; gastronomia; comunicação e meio ambiente por meio de cursos, pesquisas, atendimento direto de crianças, jovens e adultos e formação de professores de redes públicas com a metodologia Viva com Arte, com ações presenciais e em ambiente virtual.
Já o Instituto Esporte e Educação foi criado pela medalhista olímpica de voleibol Ana Moser, no ano de 2001. O trabalho é desenvolvido com atendimento direto a crianças e adolescentes, com a missão de contribuir com a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades por meio da educação física e do esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
47