Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Primeira coleta de sangue do ano reforça estoques do São Camilo

07/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Andreo Fischer

O ano de 2026 na Capital Nacional da Solidariedade iniciou com a primeira mobilização de doação de sangue nesta quarta-feira (7),  na Unidade de Coleta Externa da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo). A ação, que ocorre quinzenalmente, reúne em média 50 voluntários por edição e é fundamental para abastecer os estoques do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs). 

O ato reforça a importância da solidariedade comunitária para manter os níveis de segurança nos bancos de sangue. Um dado de destaque é o perfil do doador: a maioria é composta por mulheres, que seguem representando uma parcela essencial do voluntariado na região. Como cada bolsa coletada tem o potencial de salvar até quatro vidas, o impacto individual de cada doador se transforma em um grande benefício coletivo.
 
O fluxo constante de doadores, vindos de cidades como Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre, demonstra que a população compreende a relevância do serviço, mesmo diante da rotina intensa.


Atenção redobrada no verão
Durante os meses de verão, entre dezembro e fevereiro, os bancos de sangue costumam registrar uma queda significativa no número de doações devido a viagens e férias. Paradoxalmente, é neste período que a demanda por transfusões costuma crescer, em razão de acidentes e atendimentos emergenciais. Manter o estoque abastecido é, portanto, vital para assegurar que cirurgias, internações e tratamentos contínuos não sejam comprometidos.


Como agendar sua doação
Interessados em participar das próximas edições da ação podem se inscrever através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br, pelo telefone (51) 2126-8300, ramal 333, ou pelo WhatsApp (51) 99827-2187.


Requisitos básicos para a doação de sangue 
- Estar em boas condições de saúde. 
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis legais ou apresentar autorização). 
- Pesar, no mínimo, 50 kg. 
- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas). 
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). 
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH). 
Dica importante 
Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador se hidrate muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral. Se possível, tomar dois litros ao todo (água, suco e refrigerante, entre outros). Com a hidratação adequada, a fluidez sanguínea é melhor.


Dica importante 
Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador se hidrate muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral. Se possível, tomar dois litros ao todo (água, suco e refrigerante, entre outros). Com a hidratação adequada, a fluidez sanguínea é melhor.
 

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas