Notícias
Obras e Serviços Urbanos
Desassorear Esteio recomeça ações de limpeza de 30 km de arroios e canais
05/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Os cerca de 30 quilômetros de arroios e canais que cortam Esteio vão receber, novamente, atenção especial ao longo deste ano com as intervenções de limpeza do Desassorear Esteio. As ações tiveram início nesta quarta-feira (4) junto ao Arroio Esteio, no final da Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no Bairro São Sebastião.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), os trabalhos, a cargo da D.D. Vargas, terceirizada contratada para a execução do programa, serão divididos em diferentes fases. A primeira concentrará esforços no Arroio Esteio em direção à divisa com Sapucaia do Sul. Depois, será feito desassoreamento do chamado Canal do Cimento e outros cursos d’água entre a BR-116 e o Rio dos Sinos. Na terceira fase, a retroescavadeira volta para o Arroio Esteio e vai trabalhar entre a BR-116 e o Rio dos Sinos. Na última etapa, os serviços serão executados no Arroio Sapucaia, em pontos a serem definidos e de acordo com a necessidade.
Somente no ano passado, de acordo com levantamentos da SMOSU, foram limpos e desassoreados 36 mil metros de arroios e canais em Esteio, mais do que o dobro da meta anual de 15 mil metros lineares. Destes, 5 mil foram executados pelo Governo do Estado através do Desassorear RS. O restante foi feito pelo Desassorear Esteio. Em 2024, as intervenções foram realizadas ao longo de 24,8 mil metros lineares.
Além dos arroios Sapucaia e Esteio, o Município é cortado pelos arroios Boa Vista, das Torres e Boqueirão e por outros seis canais.
Editoriais
Obras e Serviços Urbanos
Compartilhe:
de
7