Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Esteio tem campanha permanente de conscientização contra o abandono de animais

10/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Esteio iniciou o ano com uma campanha permanente de conscientização voltada ao combate do abandono de animais. Uma prática que aumenta consideravelmente no período de férias e que, além de cruel, é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, com pena que pode chegar a cinco anos de detenção, além de multa. 

Mesmo assim, o verão segue sendo o período com maior número de ocorrências. O rompimento de vínculo, a falsa ideia de que o animal “se vira sozinho” e a falta de planejamento para viagens são fatores que agravam o problema que a campanha busca enfrentar com informação e conscientização. 

A ação da administração municipal reforça a responsabilidade dos tutores e mobiliza a comunidade para proteger cães e gatos que, muitas vezes, ficam vulneráveis justamente na época em que as famílias deixam a rotina e viajam. 

A iniciativa pretende sensibilizar a população para um entendimento simples, mas fundamental: “Seu pet não tira férias. Ele depende de você o ano inteiro.” Ao reforçar a importância do cuidado contínuo, a campanha também destaca a necessidade de adoção responsável, prevenção de maus-tratos e acolhimento seguro. 

Em Esteio, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) já atua diariamente no atendimento clínico, resgate, castração e na proteção de animais em situação de risco. A campanha, portanto, vem para ampliar o alcance dessa rede de cuidado e aproximar a comunidade das políticas públicas de bem-estar animal. 

A Prefeitura reforça que a participação da comunidade é essencial para além da adoção responsável e do cuidado diário, é preciso denunciar maus-tratos. 

Canais oficiais para denúncias
Ouvidoria: 0800.541.0400 
WhatsApp: (51) 2700-4350 
Guarda Municipal: 153


 

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas