Notícias
Hospital São Camilo
Miss Rio Grande do Sul visita Hospital durante ação de doação de sangue
12/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
A manhã desta quarta-feira (11) foi de solidariedade na unidade de Coleta Externa do Hemocentro do Rio Grande Do Sul (Hemorgs), que funciona junto ao Hospital São Camilo, no Bairro Tamandaré. Em mais uma ação de arrecadação, a quarta realizada este ano, foram coletadas 31 bolsas do preciso líquido vital.
A ação contou com uma visita muito especial. A Miss Universe Rio Grande do Sul, Júlia Guerra, acompanhou parte das doações, acompanhada da primeira-dama esteiense, Gabriela Fidellis, que foi uma das doadoras da manhã.
Júlia conversou com os doadores e deu um relato pessoal. “ Eu sou doadora universal, pois meu sangue é O-. O momento que eu tomei consciência da importância da doação foi quando eu perdi meu pai. Durante o processo de doença dele, ele precisou de doação de sangue e, naquele momento, eu não podia doar. Aquilo me feriu muito e, após, algo reverberou de uma forma muito positiva dentro de mim, no sentido de que eu pensei que precisava ser a pessoa que ajuda, independente de quem for’’, contou a miss.
Quem também destacou a importância do gesto foi a primeira-dama“ A gente sabe que uma doação pode salvar até quatro vidas. Então convidamos para que todos venham e doem também”, disse Gabriela.
A unidade do Hemocentro no São Camilo realiza coletas em datas agendas. As próximas coletas estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 4, 8 e 25 de março. Interessados em participar das ações, que ocorrem das 8h às 11h30min, podem se inscrever através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br, pelo telefone (51) 2126-8300 - Ramal 640 ou pelo WhatsApp (51) 99827-2187. O atendimento é por ordem de chegada.
Em 2026, já foram realizadas cinco campanhas, com 175 bolsas arrecadas. Desde a inauguração, em julho de 2024, já foram coletadas 1.753 bolsas de sangue.
Até quatro vidas salvas
A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e de responsabilidade social, fundamental para a manutenção dos estoques e para salvar vidas, especialmente em período de festas, como o Carnaval, pois com o aumento de fluxo nas estradas, cresce também o risco de acidentes, o que reforça a necessidade de manter os estoques de sangue em níveis seguros. Por isso, a população é incentivada a doar sangue regularmente, garantindo o suporte necessário mesmo fora dos períodos de maior procura.
Além das coletas em Esteio, também é possível doar diretamente na sede do Hemorgs, em Porto Alegre (Avenida Bento Gonçalves, 3.722 – Bairro Partenon). O funcionamento na capital é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cada doação realizada pode salvar até quatro vidas.
Coleta de sangue no São Camilo
Datas: 25 de fevereiro; 4, 18 e 25 de março, das 8h às 11h30min
Local: Posto de Coleta Externa (Avenida Castro Alves, 948 – Tamandaré)
Agendamento: Pelo e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br, pelo telefone (51) 2126-8300 - Ramal 640 - ou pelo WhatsApp (51) 99827-2187
Requisitos básicos para a doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis legais ou apresentar autorização).
- Pesar, no mínimo, 50 kg. - Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH).
Dica importante
Para que a doação seja um sucesso, é necessário que o doador se hidrate muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral. Se possível, tomar dois litros ao todo (água, suco e refrigerante, entre outros). Com a hidratação adequada, a fluidez sanguínea é melhor.
Editoriais
Hospital São Camilo
Compartilhe:
de
20