Notícias
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Mutirão de Empregos conecta trabalhadores e empresas no Bairro São Sebastião
09/04/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello Wollmann
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro São Sebastião, recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), o Mutirão de Empregos no Bairro – Conectando Talentos e Oportunidades.
A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), em parceria com o Núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa). O objetivo da ação foi fortalecer a geração de emprego e renda no município, ampliando as oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.
Antes das entrevistas, os participantes acompanharam uma palestra com foco no aprimoramento profissional. A atividade, com o tema “Postura Profissional”, foi conduzida pela especialista em Soluções Corporativas e gestora de carreiras do Serviço Nacional do Comércio (Senac-RS) Josiane Oliveira. Durante o encontro, foram abordados aspectos como comportamento, postura e planejamento, destacando como esses fatores podem aumentar as chances de sucesso em processos seletivos.
Logo após a palestra, o prefeito Felipe Costella destacou a importância da iniciativa e compartilhou sua trajetória profissional. “Mesmo com a agenda cheia, fiz questão de estar presente aqui hoje. Antes da vida pública, já trabalhei em locadora de VHS e fui ajudante de soldador”, contou. O gestor municipal disse que a disciplina e a proatividade fazem diferença na busca por uma oportunidade e desejou boa sorte a todos os trabalhadores que estavam em busca de uma colocação. “Espero que a maioria saia daqui empregada. Podem ter certeza de que o poder público está fazendo tudo ao seu alcance, e eu e minha equipe trabalhamos todos os dias para acertar e ajudar a nossa população”, afirmou.
Também fizeram uso da palavra o titular da SMDEMA, Francisco Alves, o vice-prefeito Rafael Figliero e o coordenador da Cufa Esteio, Eduardo Cardoso.
Durante o mutirão, 119 pessoas participaram de entrevistas, e 47 seguiram em processos seletivos para vagas em diferentes setores, principalmente no comércio e na indústria. Entre eles está a auxiliar de limpeza Jéssica dos Santos, de 29 anos. “Achei a atividade bem positiva. Fiquei sabendo pelas redes sociais e vim em busca de vaga na minha área de limpeza”, disse a moradora do Bairro Parque Primavera.
Participaram do Mutirão, entre outras empresas, a rede de hipermercados Stok Center, com oportunidades para operador de supermercado e repositor; a Fith Consórcios, com vagas para consultor de vendas; a Servilit, oferecendo postos para auxiliar de serviços gerais, portaria, zeladoria e auxiliar de produção; e a Escola For Kids, com vagas para auxiliar de limpeza, auxiliar de desenvolvimento infantil e auxiliar de cozinha. A agência Vem Ser também integrou a ação, disponibilizando mais de 90 oportunidades.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
19