Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Brincadeiras e gargalhadas encerram Semana Mundial do Brincar nas escolas do município

29/05/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello Wollmann e Guilherme Veiga

Pipas coloridas cruzando o céu, rodas de bicicleta pelos pátios, Ioga para acalmar, castelos de areia erguidos por mãos pequenas e gargalhadas ecoando entre salas e corredores. Durante toda a semana, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) transformaram seus espaços em cenários de descoberta, acolhimento e imaginação para celebrar a Semana Mundial do Brincar.

Do berçário ao maternal, os pequenos participaram de atividades lúdicas dentro e fora das salas de aula, em uma programação pensada para fortalecer vínculos, estimular a criatividade e valorizar a infância por meio do brincar livre. Em cada brincadeira, um encontro. Em cada encontro, novas experiências compartilhadas.

Neste ano, a Semana Mundial do Brincar teve como tema “A potência dos encontros”, proposta que ganhou vida nas escolas por meio de momentos simples, mas cheios de significado. O ato de dividir brinquedos, inventar histórias, correr pelo pátio ou participar de um cineminha coletivo nos dias mais frios trouxe aconchego e reforçou sentimentos de união e amizade entre as crianças.

Encerrando a semana nesta sexta-feira (29), as atividades mostraram que brincar vai muito além da diversão. É também uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando habilidades emocionais, sociais, cognitivas e motoras desde os primeiros anos de vida.

Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o Dia do Brincar busca incentivar a comunidade a ocupar espaços públicos e participar das brincadeiras junto das crianças, sejam elas filhos, netos, sobrinhos, afilhados ou amigos, reforçando a importância do brincar livre na construção da infância.

As ações integram as celebrações do Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio. A data foi criada em 1999 e é reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o dia 28 de maio também marca o Dia Nacional do Brincar, instituído pela Lei Federal nº 15.145, de 2025.


Brincadeiras também mobilizaram alunos das Emebs
A Semana Mundial do Brincar também envolveu estudantes das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) do município. Crianças e adolescentes de diferentes idades participaram de atividades recreativas, esportivas e culturais organizadas pelas escolas ao longo da semana.

Dinâmicas em grupo, jogos cooperativos, momentos ao ar livre e atividades de integração fizeram parte da programação, reforçando a proposta da Semana Mundial do Brincar de valorizar os encontros e as experiências compartilhadas.
 

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

100

Leia notícias relacionadas