20180312 AdrianoRosadaRocha FormacaoSupervisoresEscolares abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
As supervisoras escolares da rede municipal de Educação de Esteio participaram, na manhã desta segunda-feira (12), de uma Reunião de Formação realizada na Secretaria Municipal de Educação. O tema trabalhado foi a implementação da Base Municipal Comum Curricular (BMCC).

A assessora referência da supervisão escolar Nádia Mahmud e a coordenadora Joelma Guimarães palestraram no encontro e trataram sobre pautas como a implementação da BMCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental, dias letivos, carga horária e datas para atividades internas dos centros municipais de Educação Básica (CMEBs).

Participaram da palestra as supervisoras escolares dos CMEBs Clodovino Soares, Dulce Moraes, Érico Veríssimo, Eva Karnal, Flôres da Cunha, Luiza Fraga, Maria Lygia, Oswaldo Aranha e Vitorina Fabre. À tarde, a atividade contou com as escolas João XIII, Maria Marques, Paulo Freire, Alberto Pasqualini, Edwiges Fogaça, Vila Olímpica, Trindade e Santo Inácio.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. O documento apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.

Como Esteio já finalizou a sua Base Municipal Comum Curricular, usando como referência o texto nacional, o fato de ter um currículo comum possibilita um melhor acompanhamento das condições do ensino prestado pelas escolas não apenas pelos educadores, como também por pais ou responsáveis pelos alunos.

Entre as melhorias presentes na Base, pode-se destacar a organização do ciclo de alfabetização, que se estende até o 3º ano do ensino fundamental. Com a divisão por fases, o aluno aprenderá no primeiro ano, por exemplo, a fonética de letras e palavras, além de entender como elas são construídas. A nova Base traz ainda melhorias como a ,etodologia por campos de experiência desde a Educação Infantil, divisão por área de conhecimento desde os anos iniciais, temas contextualizados transversais, respeito à diversidade e fortalecimento da autonomia, entre outros. Com ela, os alunos de Esteio terão aula, dentre outros temas transversais, sobre Educação Fiscal, para compreender o funcionamento de uma administração pública e as responsabilidades de cada cidadão para o desenvolvimento do Município.