Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde

Outubro Rosa: voluntária do Imama profere palestra na Prefeitura

17/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O câncer de mama tem 95% de chance de cura se tratado em fase inicial, mas 54% dos casos começam a ser tratados no estágio avançado da doença. A cada um milímetro de aumento do nódulo, diminui-se em 1% a chance de cura. 

Esses foram alguns dados que a nutricionista Beatriz Moser, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), apresentou na palestra sobre autocuidado na manhã desta quinta-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura. A ação faz parte das diversas atividades programadas para o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização do combate e prevenção ao câncer de mama.

A palestrante falou sobre as atuações do Imama, que oferece serviços sem custos como exames, fisioterapia, orientação jurídica, orientação nutricional, perucas e terapias, que são oferecidas através de parcerias do instituto com empresas e outras instituições. “As perucas parecem algo sem valor, mas mulher e cabelo são coisas fortes. Às vezes, a paciente chega desanimada e nós, no Imama, conseguimos motivá-la através das informações que passamos e dos treinamentos que temos”, contou.

No final, Beatriz também falou sobre os sintomas do câncer de mama e a importância do autoexame das mamas. “Algumas coisas não podemos chamar de sintomas, mas, sim, de gritos, como afundamento da mama, presença de nódulos e saída de fluido desconhecido”, exemplificou. “É fundamental que, uma vez por mês, as mulheres tenham um tempinho para olhar para a mama. Mulheres na pós-menopausa ou que tomam pílula de uso contínuo e, também, os homens devem estabelecer um dia no mês”, disse. 

O evento foi aberto pela primeira-dama de Esteio, Andrea Schneider Pascoal, que destacou a importância das ações de conscientização do Outubro Rosa. “Esse é um mês de olhar para a mulher como um todo, tanto no lado profissional quanto no físico, mental e espiritual para que façamos um diagnóstico completo”, disse. “É importante que as mulheres façam esse olhar sobre toda sua vida, sabendo que precisamos tentar equilibrar todas essas áreas”, ressaltou.


Sobre a palestrante
Em 2006, em um exame de rotina, Beatriz foi diagnosticada com câncer de mama. Fez colocação de próteses mamárias e foi curada. A partir dali, passou a ter condutas mais saudáveis e divide seu aprendizado para que outras pessoas vivam melhor.


O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul
O Imama é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundada em 29 de julho de 1993 e tem como presidente-fundadora a doutora Maira Caleffi. 

A iniciativa nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali teve início o interesse em comunicar à população gaúcha, informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, tornou-se o Imama.


Roda de conversa com a Liga
Outra atividade que fez parte da programação do Outubro Rosa nesta quinta-feira foi realizada no Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca). Com o objetivo de promover a prevenção ao câncer e oferecer assistência a esteienses com baixa renda e que têm a doença, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio realizou uma roda de conversa com usuárias do serviço. O evento contou com a participação das voluntárias Fernanda Soares, Jaqueline Stein e Jolisa Duarte, que abordaram a conscientização e a importância da prevenção do câncer de mama.

A Liga, que há 31 anos presta serviços voluntários a pacientes oncológicos, incluindo homens, mulheres, jovens e crianças residentes de Esteio, está atualmente localizada na Rua Garibaldi, 94, no Centro. “Durante o ano, realizamos a venda de produtos como camisetas, botons e guarda-chuvas com a marca da Liga, além de mantermos um brechó alimentado por doações. Também arrecadamos tampinhas de plástico para convertê-las em recursos” explicou Fernanda. “Os valores arrecadados são utilizados na compra de medicamentos (não fornecidos pelo sistema público e indisponíveis na farmácia do governo), além de cestas básicas e leite e para prestar apoio psicológico para os pacientes”, completou.

Com um projeto de ampliação em andamento, a instituição oferece atendimentos nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, além de um sábado por mês. “Estamos desenvolvendo um projeto para uma nova sede, já que o espaço atual é muito pequeno para comportar todas as atividades que realizamos”, explicou Jaqueline. “No local, promovemos oficinas, organizamos brechós beneficentes e, uma vez por mês, realizamos o ‘Sábado Terapêutico’. Este evento inclui uma roda de conversa, onde pacientes oncológicos têm a oportunidade de trocar experiências e encontrar apoio emocional,” concluiu.

Além da ampliação do espaço, a nova sede permitirá uma infraestrutura mais adequada para expandir os serviços oferecidos à comunidade, fortalecendo o suporte e os cuidados aos pacientes.

A Liga também possui parcerias com empresas que oferecem descontos em exames. Para usufruir desses benefícios, basta confirmar se o médico ou clínica é parceiro da Liga e levar a requisição para ser carimbada pelos voluntários.

Em outubro, como parte das ações de conscientização, a Liga organiza a Caminhada da Prevenção, que busca alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer. Este ano, o evento acontecerá no dia 26 de outubro, um sábado, às 9h, com concentração na Rua Coberta.


Sábado com Saúde especial
A programação do Outubro Rosa em Esteio segue até o dia 31, com várias atividades, como rodas de conversa, caminhada e cavalgada, todas com a intenção de chamar atenção para a doença que é o segundo tipo de câncer mais comum do Brasil, depois do câncer de pele, e o que causa mais mortes por câncer em mulheres no país. 

No próximo sábado (19), será realizada uma edição especial do projeto Sábado com Saúde. As unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Primavera/Caic, Jardim Planalto, Centro, Galvany Guedes, Novo Esteio e Votorantim estarão abertas das 8h às 14h para realizar a coleta de materiais para exames citopatológico (já agendados), fazer agendamento de mamografias, vacinação e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis.


Todas têm direito
Mulheres acima de 50 anos e a partir de 35 com casos de câncer de mama familiar podem ser encaminhadas para o exame gratuito. Para isso, é necessário passar por uma consulta com um médico ou enfermeiro na unidade básica de saúde (UBS) de referência (a mais perto da casa). O profissional de saúde, então, poderá solicitar o exame de forma automática, através do sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com os resultados em mãos, a paciente deve voltar à UBS para diagnóstico. Caso seja comprovada a existência de um tumor, a mulher é encaminhada para atendimento com oncologistas da Secretaria Estadual da Saúde.


Em todo o mundo
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, a campanha do de 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais da saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativo ao câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce. 


Números preocupantes
Câncer de mama*
- Mais de 73 mil novos casos por ano
- Alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença
- O autoexame das mamas deve ser realizado frequentemente
- A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos

Câncer do colo do útero*
- Mais de 17 mil novos casos por ano
- A prevenção é feita pela vacina HPV
- Meninas e meninos de nove a 14 anos devem se vacinar contra o HPV
- O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, a cada três anos
Fonte: Ministério da Saúde


Outubro Rosa Esteio - Programação*
Sábado (19) - Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama
Das 8h às 14h - Sábado com Saúde**
Locais:
UBS Cruzeiro - Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52 - São José
UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera) - Rua Orestes Pianta, 200 - Parque Primavera
UBS Jardim Planalto - Av. Porto Alegre, 987 - Jardim Planalto
UBS Nickollas Gomes (Centro) - Rua Fernando Ferrari, 948 - Centro
UBS Padre André Carbonera (Galvany Guedes) - Av. Porto Alegre, 505 - Jardim Planalto
UBS Vereador Paulo dos Santos Nunes (Novo Esteio) - Endereço: Av. Celina Kroeff, 405 - Novo Esteio
UBS Votorantim - Rua Ayrton Senna da Silva, 229 - Três Marias
** Coleta de materiais para exames citopatológico (já agendadas), agendamento de mamografias, vacinação e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis

Quarta-feira (23)
14h30min: Chá Beneficente - Entidades tradicionalistas de Esteio 
Local: CTG Chama Nativa (Rua Coelho Neto, 117 - Jardim Planalto
Participantes serão convidados previamente

Quinta-feira (24)
15h - Roda de conversa sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama
Local: Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum - Rua Rua Max Kollert, 84 - Olímpica 

Dia 26
9h: Caminhada da Liga Esteiense de Combate ao Câncer 
Locais: Ruas do Centro - Saída do Espaço Oliveira Silveira/Rua Coberta (Rua Garibaldi) - Centro 

Dia 27
8h – Cavalgada Outubro Rosa – Cavaleiros Sem Fronteira e entidades tradicionalistas
Locais: Ruas de Esteio - Saída do Portão 7 do Parque Assis Brasil
9h - Café no CTG Independência Gaúcha / 12h - Almoço no CTG Esteio da Tradição

Dia 29
14h: Roda de Conversa com enfermeira Raquel Rozeno sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama
Local: Cras Centro

Dia 30
14h30min: Aulão Rosa (dança)
Local: Espaço de Eventos Rei Pelé - Canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dorneles, S/Nº - Santo Inácio

Dia 31
15h: Roda de Conversa Rosa - Saúde da mulher 
Local: Academia da Saúde Novo Esteio - Rua Clarice Lispector, 163 - Novo Esteio

Todos os dias 
Coleta de preventivo e encaminhamento para a mamografia
Local: Hospital São Camilo

*Programação sujeita a alterações
 

Editoriais

Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe:

de

15

Leia notícias relacionadas