Secretaria Municipal de Saúde
Esteio inicia novo mutirão para cirurgias de catarata
21/10/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Josué Ritter
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, no último sábado (19), no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), no Bairro Olímpica, as consultas para um mutirão de cirurgias de catarata. Todos os 55 pacientes agendados compareceram ao pré-operatório e saíram com os procedimentos agendados para os dias 1º, 6, 8 e 13 de novembro.
As intervenções cirúrgicas serão realizadas pela Prisma Clínica de Olhos, empresa de Novo Hamburgo vencedora do processo de licitação para a realização de até 600 operações a um custo de R$ 1,78 mil cada.
A SMS e a Prisma vão definir as datas das próximas consultas pré-operatórias e entrar em contato com os pacientes para o agendamento.
O objetivo do mutirão realizado por Esteio com recursos próprios é reduzir a fila de espera de esteienses para a cirurgia, chamada de facectomia, tendo em vista a elevada demanda e pouca oferta por parte do Secretaria Estadual da Saúde (SES), responsável pela oferta da especialidade de oftalmologia na rede pública, bem como pelas intervenções para retirada da catarata.
No ano passado, a SMS havia realizado um mutirão com 399 cirurgias. A grande demanda represada também se deve à pandemia de covid-19, que por muito tempo fechou blocos cirúrgicos, impossibilitando a realização de exames, cirurgias e, até mesmo, de consultas eletivas, nas redes pública e privada.
Fluxo
O primeiro passo para o morador de Esteio ser operado da catarata é fazer uma consulta clínica na unidade básica de saúde (UBS) de referência (aquela mais perto da sua casa). A própria UBS é responsável por encaminhar o paciente, via Gercon, sistema de regulação da SES, para um oftalmologista. Considerando a alta demanda e pouca oferta por parte do Estado, um médico da SMS faz uma análise de casos e pode encaminhar os pacientes diretamente para consultas na São Pietro, clínica particular contratada pela SMS para a prestação do serviço. Constatada a necessidade de cirurgia, a clínica faz a solicitação diretamente com o setor de Regulação da SMS, que chama o paciente para as consultas, exames e procedimentos.
Editoriais
Secretaria Municipal de Saúde
Compartilhe:
de
13