Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde

Outubro Rosa: Roda de conversa reforça a prevenção contínua ao câncer de mama 

29/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Wille

O Rio Grande do Sul lidera as estatísticas de mortalidade por câncer de mama no Brasil, e Porto Alegre figura como a capital com o maior número de óbitos decorrentes da doença. Em 2023, foram registrados 1.468 óbitos no estado. Na última terça-feira (29), diante dessa realidade, a enfermeira Raquel Rozeno, durante uma Roda de Conversa no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Centro, alertou que a prevenção ao câncer de mama não deve se concentrar apenas no Outubro Rosa, mas ser uma prática diária de autocuidado e exames regulares. 

Outubro é um mês importante para a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, mas o autocuidado deve ser uma prática diária. “Precisamos reservar momentos para nós mesmas, nem que sejam apenas 10 minutos, para focar em nossa saúde e autoestima. Assim, podemos evitar situações graves que muitas vezes são descobertas tardes demais para serem revertidas”, ressaltou Raquel. “A prevenção não se limita ao mês de outubro, todos os dias, no banho, faça o autoexame, observe qualquer sinal diferente e procure um médico se notar algo incomum. Uma dúvida pode ser fatal, não deixem isso de lado jamais” frisou.

A roda de conversa, parte da programação do Outubro Rosa em Esteio, também incluiu uma dinâmica interativa chamada "Caixa Rosa." Nela, cada participante abria uma caixa contendo uma surpresa simbólica e pessoal, representando a importância de refletir sobre si mesma. “O que cada uma vê na caixa é uma percepção individual, algo para guardar e refletir” destacou Raquel. 

Na caixa as participantes encontraram um espelho e uma frase motivadora “Cada instante de você vale muito, permita-se”. A dinâmica foi planejada para lembrar a importância do autocuidado diário, destacando que, assim como o espelho reflete, precisamos nos olhar com carinho e atenção todos os dias.

O evento foi finalizado com um ato simbólico. Um buquê de flores foi passado entre as participantes, incentivando que cada uma compartilhasse palavras de coragem e enfrentamento, reforçando a importância do apoio mútuo e do compromisso com a própria saúde.

Todas têm direito
Mulheres acima de 50 anos e a partir de 35 com casos de câncer de mama familiar podem ser encaminhadas para o exame gratuito. Para isso, é necessário passar por uma consulta com um médico ou enfermeiro na unidade básica de saúde (UBS) de referência (a mais perto da casa). O profissional de saúde, então, poderá solicitar o exame de forma automática, através do sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com os resultados em mãos, a paciente deve voltar à UBS para diagnóstico. Caso seja comprovada a existência de um tumor, a mulher é encaminhada para atendimento com oncologistas da Secretaria Estadual da Saúde.

Em todo o mundo
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, a campanha do de 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais da saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativo ao câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce. 

Números preocupantes
Câncer de mama*
- Mais de 73 mil novos casos por ano
- Alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença
- O autoexame das mamas deve ser realizado frequentemente
- A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos

Câncer do colo do útero*
- Mais de 17 mil novos casos por ano
- A prevenção é feita pela vacina HPV
- Meninas e meninos de nove a 14 anos devem se vacinar contra o HPV
- O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, a cada três anos
Fonte: Ministério da Saúde

Outubro Rosa Esteio – Programação*
Quarta-feira (30)
14h30min: Aulão Rosa (dança)
Local: Espaço de Eventos Rei Pelé - Canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dorneles, S/Nº - Santo Inácio

Quinta-feira (31)
15h: Roda de Conversa Rosa - Saúde da mulher 
Local: Academia da Saúde Novo Esteio - Rua Clarice Lispector, 163 - Novo Esteio

Editoriais

Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe:

de

16

Leia notícias relacionadas