Secretaria Municipal de Saúde
Aulão de dança promove saúde e consciência no Outubro Rosa
30/10/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Wille
O Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio, foi cenário de muita animação e movimento nesta quarta-feira (24), durante o Aulão Rosa. Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o encontro, que reuniu moradores para uma tarde de atividades físicas e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, fez parte das atividades do Outubro Rosa em Esteio, um mês dedicado à conscientização e ao combate à doença que mata milhares de mulheres a cada ano no Brasil.
Durante o evento, os participantes foram orientados por três profissionais de Educação Física vinculados à Academia de Saúde. Vinicius Raphaelli, Lisiane Pozza e Nathalia Santos coordenaram uma série de atividades, enquanto orientavam sobre como o exercício físico pode ser um aliado na prevenção do câncer. Para muitos, o evento representou uma oportunidade de unir bem-estar físico e conscientização, reforçando que cuidar da saúde é, acima de tudo, um gesto de amor-próprio.
O Outubro Rosa, com sua missão global de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, realiza um trabalho fundamental para fortalecer a necessidade do autoexame e das consultas preventivas regulares. Dentro desse contexto, o Aulão Rosa se destacou não apenas como uma forma de sensibilizar, mas também como uma celebração da vida e da saúde, reunindo pessoas em um ambiente de apoio mútuo e energia positiva.
Última atividade
Durante todo o mês foram realizadas atividades do Outubro Rosa em Esteio, como palestras, caminhadas, chá de confraternização e rodas de conversa, entre outros, sobre o tema.
A última atividade será nesta quinta-feira (31), às 15h, com uma roda de conversa na Academia da Saúde Novo Esteio (Rua Clarice Lispector, 163 - Novo Esteio).
Todas têm direito
Mulheres acima de 50 anos e a partir de 35 com casos de câncer de mama familiar podem ser encaminhadas para o exame gratuito. Para isso, é necessário passar por uma consulta com um médico ou enfermeiro na unidade básica de saúde (UBS) de referência (a mais perto da casa). O profissional de saúde, então, poderá solicitar o exame de forma automática, através do sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Com os resultados em mãos, a paciente deve voltar à UBS para diagnóstico. Caso seja comprovada a existência de um tumor, a mulher é encaminhada para atendimento com oncologistas da Secretaria Estadual da Saúde.
Em todo o mundo
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, a campanha do de 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais da saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativo ao câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.
Números preocupantes
Câncer de mama*
- Mais de 73 mil novos casos por ano
- Alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença
- O autoexame das mamas deve ser realizado frequentemente
- A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos
Câncer do colo do útero*
- Mais de 17 mil novos casos por ano
- A prevenção é feita pela vacina HPV
- Meninas e meninos de nove a 14 anos devem se vacinar contra o HPV
- O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, a cada três anos
Fonte: Ministério da Saúde
Outubro Rosa Esteio – Programação
Quinta-feira (31)
15h: Roda de Conversa Rosa - Saúde da mulher
Local: Academia da Saúde Novo Esteio - Rua Clarice Lispector, 163 - Novo Esteio
Editoriais
Secretaria Municipal de Saúde
Compartilhe:
de
23