Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Equipamento que monitora a qualidade do ar é instalado na SME
26/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Desde março, Esteio conta com um equipamento para o monitoramento da qualidade do ar, que está sendo utilizado em diferentes pontos do Município. O aparelho, que anteriormente estava instalado junto ao Portão 7 do Parque de Exposições Assis Brasil, no Bairro Novo Esteio, foi transferido para o estacionamento da sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Centro, onde permanecerá por um mês.
O sistema opera 24 horas por dia e utiliza um software que coleta dados de forma contínua. As informações obtidas servem de base para a elaboração de políticas públicas e ações voltadas à melhoria da qualidade do ar no município. Os dados coletados automaticamente, via 4G, são analisados periodicamente por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMMDEMA), que receberam treinamento para operar o sistema, com suporte de profissionais da JCTM/Acoem. Quando ocorre alguma anormalidade, é feita uma investigação para identificar o causador do problema, que é notificado. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também pode ser comunicada para um trabalho conjunto na identificação do agente causador da poluição.
Além da análise da presença de gás e particulados no ar esteiense, prevista no contrato inicial, é possível, também, fazer medições de temperatura e direção dos ventos.
De acordo com as 10 medições realizadas até agora, a região central da cidade é a que apresenta índice de poluição levemente acima dos limites, especificamente dióxido de enxofre (SO2), em razão do intenso fluxo de veículos, assim como próximo à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), à fábrica de sulfato da Corsan e à rodovia BR-116.
Segundo o engenheiro químico Ademir Souza, fiscal do contrato do programa, as medições apontam que a qualidade do ar melhore à medida que o equipamento é instalado em áreas mais afastadas do Centro.
O equipamento seguirá sendo deslocado para diferentes pontos da cidade no próximo ano, permitindo um diagnóstico mais amplo das condições do ar e auxiliando o poder público na definição de medidas para a preservação da saúde da população.
Pontos onde o equipamento já foi instalado
Rua Rio Grande, 2.610 (Sede do Prosinos) - Bairro São Sebastião
Rua Assis Brasil, 150 - Bairro Três Portos
Rua Carmen Miranda, 415 - Bairro Novo Esteio
Vila Pedreira - Rua Edgar Piccioni, 100, - Bairro Novo Esteio,
Rua Padre Roberval Laperrer, 88-150 (Sede da Guarda Municipal) - Bairro Parque Amador
Rua Rio Grande, 2.610 (Sede do Prosinos) - Bairro Centro
Rua Max Kollert, 84 (Centro do Idoso) - Bairro Olímpica
Rua José Martins, 200 (Sede do Corpo de Bombeiros) - Bairro Parque Tamandaré
Rua Edgar Piccioni, 100, Vila Pedreira - Bairro Novo Esteio
Avenida Celina Kroeff, 1.863 / Portão 7 do Parque de Exposições Assis Brasil - Bairro Novo Esteio
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
5