Notícias
Saúde
Vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes nas UBSs
06/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
A vacinação contra a dengue segue disponível em Esteio para crianças e adolescentes com idades entre 10 anos e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A medida visa ampliar a proteção da faixa etária mais vulnerável e reduzir o risco de casos graves no município.
A imunização pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias). Nas UBSs, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45 (com exceção dos horários de reunião de equipe em cada unidade). No Cias, que opera com horário estendido, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h45.
A vacina aplicada é a Qdenga (atenuada), que oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que a imunização é uma das principais estratégias de prevenção e reforça a importância de as famílias manterem a carteira de vacinação atualizada.
Esquema vacinal: duas doses necessárias
Para garantir a proteção total, é necessário receber duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Pessoas que foram infectadas pelo vírus da dengue recentemente devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após a primeira dose, o intervalo para a segunda aplicação não se altera, desde que haja um período mínimo de 30 dias entre o início da doença e a vacinação.
Prevenção contra o mosquito
Embora a vacina seja um avanço importante, o combate ao mosquito Aedes aegypti continua sendo o método mais eficaz para evitar a dengue, a zika e a chikungunya. A Vigilância Ambiental (VA) intensificou as ações de controle vetorial com visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e mutirões de limpeza.
A população deve colaborar com medidas simples no ambiente doméstico, como:
Eliminar recipientes com água parada;
Manter calhas, ralos e vasos sempre limpos;
Descartar corretamente pneus e garrafas;
Utilizar telas e repelentes;
Permitir a entrada dos agentes de saúde para inspeção.
Sintomas e atendimento
Em caso de febre alta, dores musculares ou articulares, dor atrás dos olhos, dor de cabeça intensa ou manchas vermelhas na pele, o cidadão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações.
Locais e horários de vacinação
Público-alvo: Crianças e adolescentes (10 anos completos a 14 anos, 11 meses e 29 dias).
Horários: nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45 (exceto em dias de reunião de equipe) e no Cias, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h45.
Endereços:
UBS Cruzeiro
Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52 - São José
Dias de reunião de equipe: Quintas-feiras, das 15h às 17h
UBS Dr. Luiz Fernando Pereira Cachoeira (Esperança)
Rua Tricampeão, 132 - São José
Dias de reunião de equipe: Quartas-feiras, das 16h às 17h
UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret)
Av. João Neves da Fontoura, 347 - Parque Amador
Dias de reunião de equipe: Terças-feiras, das 8h às 9h
UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera/Caic)
Rua Vereador Orestes Pianta, 200 - Parque Primavera
Dias de reunião de equipe: Quintas-feiras, das 15h às 17h
UBS Fátima Gorete Pereira de Oliveira (Pedreira)
Rua José Pedro Silveira, 404 - Três Portos
Dias de reunião de equipe: Quintas-feiras, das 16h às 17h
UBS Jardim Planalto
Av. Porto Alegre, 987 - Jardim Planalto
Dias de reunião de equipe: Quartas-feiras, das 15h às 17h
UBS José Mário de Carvalho (Tamandaré)
Rua Melvin Jones, 230 - Parque Tamandaré
Dias de reunião de equipe: Quintas-feiras, das 8h às 9h
UBS Nickollas Gomes (Centro)
Rua Fernando Ferrari, 948 - Centro
Dias de reunião de equipe: Quintas-feiras, das 16h às 17h
UBS Padre André Carbonera (Galvany Guedes)
Av. Porto Alegre, 505 - Jardim Planalto
Dias de reunião de equipe: Terças-feiras, das 15h às 17h
UBS Parque do Sabiá
Rua Águia, 465 - Três Marias
Dias de reunião de equipe: Terças-feiras, das 15h às 17h
UBS Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel)
Rua Ezequiel Nunes Filho, 79 - Vila Ezequiel - São Sebastião
Dias de reunião de equipe: Segundas-feiras, das 15h às 17h
UBS Vereador Paulo dos Santos Nunes (Novo Esteio)
Av. Celina Chaves Kroeff, 405 - Novo Esteio
Dias de reunião de equipe: Terças-feiras, das 15h às 17h
UBS Votorantim
Rua Ayrton Senna da Silva, 229 - Três Marias
Dias de reunião de equipe: Quartas-feiras, das 16h às 17h
Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias)
Travessa Mário Cutruneo, 48 - Bairro Olímpica
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
0