Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Feira do Produtor de Esteio retoma atividades após recesso
08/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello
Para quem busca produtos frescos, sabor caseiro e contato direto com quem produz, a Feira do Produtor de Esteio retomou o atendimento na tarde desta quinta-feira (8). O retorno marca o reencontro entre feirantes e comunidade após a pausa para as festas de fim de ano.
Na Praça do Premem (junção das ruas Rio Pardo e Brasil), no Bairro Tamandaré, o movimento recuperou o ritmo habitual, reunindo as cores e aromas que já fazem parte da rotina dos moradores. O espaço consolida-se não apenas como ponto de compras, mas como um local de valorização da produção regional.
O retorno das atividades também representa a retomada da renda para dezenas de famílias que dependem diretamente da feira.
Para Guillermo Kurrle Aviles, de 42 anos, feirante há cinco anos, o início do ano é marcado por expectativa. “A volta está sendo muito positiva. O movimento hoje está tranquilo, pois muita gente ainda viaja nestes dias de verão, mas o público fiel já está aparecendo, o que é muito motivador”, relatou.
Variedade e inclusão produtiva
Além do Bairro Tamandaré, o município conta com feiras distribuídas pelos bairros Santo Inácio, Novo Esteio e Centro. As bancas oferecem uma diversidade de itens, como hortifrutigranjeiros, produtos coloniais, pães, cucas, embutidos e opções gastronômicas como acarajé, pastel e caldo de cana. Também há espaço para erva-mate, cereais e artesanato.
Um diferencial das feiras são os produtos artesanais do projeto de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA).
A iniciativa incentiva o empreendedorismo e gera renda para pequenos produtores e artesãos locais, fortalecendo a economia solidária do município.
Feiras do Produtor de Esteio*
Novo Esteio
Quando: Terças-feiras, das 15h às 19h
Local: Av. Celina Kroef - Junto ao Portão 7 do Parque Assis Brasil)
Centro
Quando: Quartas-feiras, das 15h às 19h
Onde: Espaço Oliveira Silveira (Trecho coberto da Rua Garibaldi)
Tamandaré
Quando: Quintas-feiras, das 16h às 19h
Onde: Praça do Premem (junção das ruas Rio Pardo e Brasil)
Santo Inácio
Quando: Sextas-feiras, das 16h às 19h
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dornelles - Av. do Carnaval)
Centro
Quando: Sábados, das 13h às 18h
Onde: Praça da Bíblia (esquina das ruas Padre Felipe, Pelotas e Ferroviários)
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
14