63 AniversarioEsteioA programação para o 63° Aniversário de Esteio promete animar os moradores da cidade entre o final de fevereiro e o início de março. Apesar da data oficial da emancipação da cidade ser 28 de fevereiro, a festa principal acontecerá no dia 3 de março, a partir das 16h, no Parque Municipal Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505). Entre as atrações previstas, estão Claus e Vanessa, Grupo Zueira, Anderson Cruz, Patrick Martins, Johnny e Diego e Lucas e Felipe.

 

Organizado pela Produtora Make com recursos da Lei de Incetivo Cultural Rouanet, a festa será totalmente financiada pelo Grupo InBetta e Supermercado Makromix. O evento, que tem o apoio da Prefeitura contará com uma praça de alimentação com food trucks e bancas com diferentes opções de lanches e de bebidas. A entrada será um quilo de alimento não-perecível ou de ração animal. 

 

Outras agendas para comemorar o aniversário de Esteio

Esteio da Poesia Gaúcha celebra o tradicionalismo
A final do Esteio da Poesia Gaúcha acontece neste sábado (24), às 20h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). Em sua quarta edição, o festival já é considerado como um dos maiores eventos de poemas inéditos do Rio Grande do Sul. A atividade reunirá alguns dos maiores poetas, declamadores (intérpretes) e amadrinhadores (músicos que acompanham os declamadores) da poesia regional.

 

Com entrada gratuita e apresentação do radialista, poeta, cantor e declamador Odilon Ramos, o 4º Esteio da Poesia terá, ainda, show de abertura com o músico esteiense Jean Carlo Godoy, que promete alguns convidados surpresa, e de encerramento com o cantor Daniel Torres, intérprete conhecido por mesclar músicas do Rio Grande do Sul com canções da América Latina.

 

Ao todo, foram 362 trabalhos inscritos, enviados por 127 poetas de 64 cidades diferentes de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. Além do Rio Grande do Sul e da Capital Federal, as obras vieram de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e de Roraima. Das inscritas, dez foram selecionadas pela Comissão Avaliadora para serem apresentadas ao público e concorrerem aos prêmios. Os finalistas foram definidos no dia 9 de dezembro, em reunião na Biblioteca Municipal Rui Barbosa.

 

Tradicional missa campal está agendada para o dia da emancipação
Na próxima quarta-feira (28), a Paróquia Imaculado Coração de Maria realizará a 18ª edição de sua missa campal para comemorar o aniversário de Esteio. A celebração será realizada na Rua 28 de Fevereiro, no Bairro Parque Amador, às 17h.

 

Rock agitará Praça Coração de Maria
Muito rock´n roll e uma galera animada vão fazer parte do Rock na Praça, no dia 4 de março, a partir das 15h, na Praça Coração de Maria. As bandas que se apresentarão no local e as demais atrações do festival, que comemora 16 anos em 2018, ainda estão sendo definidas pela organização do evento.

 

História do Município
Iniciada em 1952, a busca pelo reconhecimento da cidade como um município começou nas mãos dos líderes emancipacionistas Pedro Lerbach e Julião Rodrigues de Moura, junto ao escrivão municipal Adão Ely Johann, que redigiram a primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio. Em plebiscito, no dia 8 de dezembro de 1953, o povo de Esteio optou por concretizar o sonho de uma cidade independente. Até que no dia 28 de fevereiro de 1955, em frente à praça do Expedicionário, autoridades estaduais e representantes do novo município consolidam a emancipação de São Leopoldo.

 

Comemorações dos 63 anos de emancipação de Esteio

4º Esteio da Poesia Gaúcha
Quando: 24 de fevereiro, 20h
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Atrações: Apresentações de poesias inéditas, shows com Jean Carlo Godoy (instrumental) e Daniel Torres
Quanto: Entrada gratuita
Informações: www.facebook.com/esteiodapoesia


18ª Missa Campal do Aniversário de Esteio
Quando: 28 de fevereiro, às 17h
Local: Rua 28 de Fevereiro, n° 200 - Bairro Parque Amador


Festa do 63° Aniversário de Esteio
Quando: 3 de março, a partir das 16h
Onde: Parque Galvany Guedes
Entrada: Um quilo de alimento não perecível ou de ração animal
Atrações
- Anderson Cruz
- Patrick Martins
- Johnny e Diego
- Grupo Zueira
- Claus e Vanessa
- Lucas e Felipe


Rock na Praça
Quando: 4 de março, a partir das 15h
Local: Praça Coração de Maria
Quanto: Entrada gratuita
Atrações a serem definidas


Texto: Jean Monteiro