Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Biblioteca realizará sarau de poesia com destaque para obra de Castro Alves

07/03/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa (Avenida Padre Felipe, 900, Centro) será palco, no dia 14 de março, do Sarau Literário: Dia Nacional da Poesia. O evento esse ano fará homenagem ao poeta Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847, na Bahia, e é aberto a poetas, escritores e demais apreciadores da literatura. O início está marcado para as 16h.

Os participantes poderão declamar textos próprios ou de outros autores. “Quem preferir, pode ser apenas ouvinte. O evento é aberto e certamente vai atrair representantes de outras cidades da região metropolitana”, informa a coordenadora da biblioteca, Mara Franke, que atuará como mediadora do sarau. Outra atração será o fundo musical a cargo do professor e maestro Renato Donini, que vai intercalar sua música com as declamações.


Acervo
Com cerca de 15 mil obras no acervo, a Biblioteca Rui Babosa, localizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, oferece livros das mais diversas categorias e tem espaço adequado para quem quiser ler no local ou levar as obras para casa. Basta trazer documentos pessoais e fazer a inscrição. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.


Dia da Poesia
Chamado de Poeta dos Escravos por combater ferozmente a escravatura no Brasil, Castro Alves teve uma vida curta e conturbada. Perdeu a mãe aos 12 anos, o irmão (melhor amigo) aos 17 e o pai aos 19. Quando tinha 22 anos, o escritor baiano levou um tiro acidental na perna esquerda, durante uma caçada, e teve de amputar o pé. Aos 24 anos, morreu de tuberculose.

É autor de 17 poesias consideradas obras-primas da literatura brasileira, mas, em vida, publicou apenas um livro: Espumas Flutuantes, de 1870. O baiano é patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.

A data não é a única comemorativa da arte. A lei 13.131/2015 estabelece como Dia Nacional da Poesia o 31 de outubro, homenagem ao nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, falecido em agosto de 1987. E, em 1999, a Unesco estabeleceu o 21 de março como Dia Mundial da Poesia.

 

Sarau Literário: Dia Nacional da Poesia
Quando: 14 de março, das 16h às 18h
Onde: Biblioteca Municipal Rui Barbosa (Rua Padre Felipe, 900, Centro)
Atividades: Apresentações de poesia (aberta a todos os participantes) e música

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas