Segurança Pública

Guarda Municipal vai ter aumento de quase 50% em seu efetivo

05/06/2023

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Vinte aprovados nas etapas anteriores do concurso público aberto no final de 2021 para seleção de novos agentes para a Guarda Municipal de Esteio começaram, na manhã desta segunda-feira (5), a última etapa de seleção. Com 719 horas/aulas, entre teóricas e práticas, o Curso de Formação de Guardas Municipais será realizado durante os próximos quatro meses e meio. A aula magna foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. As demais, ocorrerão na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).

Os candidatos que forem considerados aptos serão incorporados a GM esteiense. Com isso, a corporação praticamente terá um aumento de 50%, passando dos atuais 42 agentes para 62. O órgão é parte da estrutura da SMSP, que conta, também, com 14 fiscais de trânsito e dois fiscais de transporte, que trabalham de forma integrada e complementar.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal parabenizou os alunos e destacou a importância do Curso, que antigamente não fazia parte do processo de seleção de GMs. “Isso demonstra, realmente a evolução que, felizmente, a gente tem no município na área da Segurança e particularmente na nossa Guarda Municipal”, disse.

Pascoal destacou a ampliação da atuação da SMSP na área nos últimos anos, com o trabalho integrado com a Brigada Militar e Polícia Civil, e citou exemplos da qualificação da estrutura da GM, como entrega de novas viaturas, de armas não-letais e de armamento letal, inclusive de grande calibre, como beretas. O prefeito disse, ainda, que foi aberto novo edital para compra de equipamentos de proteção individual para a GM, como algemas, tonfas (espécie de bastão mais comprido), espargidores de gás lacrimogênio e lanternas, entre outros. Pascoal adiantou que, em breve, 10 novos pontos serão adicionados ao sistema de videomonitoramento esteiense e que mais 100 novas câmeras devem ser adquiridas para modernizar o serviço. “O Município não mede esforços para fazer a sua parte, junto com os demais órgãos de segurança, para que a gente possa ter uma cidade o melhor possível. E os indicadores utilizados já demonstram a atratividade desse trabalho integrado”, ressaltou.

No final, desejou sucesso a todos os futuros servidores. “Parabéns a vocês. Todos passaram por diversas etapas. A admissão na Guarda é o mais extenso processo que temos na carreira municipal. Nenhum outro servidor leva tanto tempo a ser admitido, e isso demonstra a importância que damos para essa função. Sejam bem-vindos ao Município de Esteio, especialmente aqueles que não são da nossa cidade. Esperamos que possam dar sua contribuição e, na medida do possível, nós também vamos instrumentalizá-los para que possam cumprir da melhor forma o trabalho de vocês”, disse.

Também fizeram uso da palavra, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Alves, e o titular da SMSP, Alberto Rocha. “Quero que os senhores saibam que estão vindo para um Município que recebe a segurança pública como um encargo, e que não apenas joga para o Estado a responsabilidade”, afirmou o secretário.

Diferentes conteúdos
Fazem parte do conteúdo da formação, instituída pelo Decreto 7.357/2022, assuntos como direitos humanos, ética e cidadania; defesa pessoal; suporte básico para a vida e legislação (Institucional, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal e Processual Penal e Legislação Especial).

Também estão na grade de capacitações teóricas e práticas, aulas de prevenção e combate a incêndios, de uso de armas não-letais e de armamento letal. Imobilização com uso de algema, uso do sistema de videomonitoramento, técnicas de patrulhamento e fiscalização de trânsito, entre muitos outros, também fazem parte da qualificação, que será desenvolvida, em sua maioria, por agentes da GM e profissionais convidados.

Serão considerados aprovados no Curso de Formação de Guardas Municipais, os alunos que obtiverem média mínima por disciplina de 7,0 e forem considerados aptos na Prova de Tiro.

Segurança Pública