Governança e Gestão
Aberta a votação popular do Funcionário Destaque 2024
23/10/2024
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A Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG) abriu, nesta quarta-feira (23), o prazo para a votação que definirá os vencedores do prêmio Funcionário Destaque 2024 da Prefeitura de Esteio. A escolha, aberta a toda a população, deve ser feita até as 23h59min59seg deste domingo (27) através de formulário eletrônico, com limite de um voto por CPF/e-mail. O votante deverá votar em apenas um projeto de cada categoria.
Este ano, 30 projetos foram inscritos. Eles foram analisados por uma banca examinadora formada por professores das universidades Unisinos e Unilasalle, que definiu os 10 finalistas tendo como critérios inovação organizacional, utilização eficiente de recursos, eficiência e eficácia, impacto organizacional ou social e perfil empreendedor.
As categorias Ação Inovadora e Trabalho em equipe têm três finalistas cada. As categorias Sustentabilidade Econômica e Trabalho Social têm dois concorrentes cada (veja resumo dos projetos abaixo).
O prêmio Funcionário Destaque, realizado anualmente, tem como objetivo identificar, valorizar e premiar os servidores que se comprometem com o alcance de melhores resultados e contribuem para a qualidade da administração pública e pelos serviços por ela oferecidos. Podem participar servidores públicos efetivos e empregados públicos efetivos do Poder Executivo Municipal e da Fundação de Saúde Pública São Camilo, com, no mínimo, 12 meses de efetivo exercício e estagiários que tenham no mínimo seis meses de estágio até a data de início das inscrições.
Quem obtiver mais votos nas categorias Ação Inovadora, Sustentabilidade Econômica e Trabalho Social receberá como prêmio um troféu e um salário-base. O escolhido pela votação como melhor Trabalho em Equipe leva um troféu e um valor fixo de R$ 10 mil, a ser dividido entre os integrantes do grupo. A cerimônia de divulgação dos resultados e premiação será realizada na próxima segunda-feira (28), às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).
O Funcionário Destaque foi instituído pela Lei Municipal no 6.646/2017 e é regulamentado pelo Decreto Municipal no 6.159/2018.
Funcionário Destaque 2024 – Votação popular
Quando: Até domingo (27)
Como: Através do Google Forms - https://forms.gle/FfyukFbuPccWMMDT9
Resumos dos Projetos finalistas*
Ação Inovadora
Visa identificar ações ou projetos pioneiros que modificaram ou criaram metodologias de atuação ou procedimentos organizacionais, gerando benefícios para os servidores ou cidadãos
- Aula de Defesa Pessoal - Jean Carlos da Silva
Resumo: Como forma de combate à violência contra as mulheres, a proposta apresentada visa evitar tanto de forma imediata quanto conscientizar a comunidade de que o poder público está disponível e quer atuar de forma a diminuir os índices deste tipo de crime. Os exercícios práticos trabalhados visam não incentivar algum tipo de revide a uma agressão física, mas em situações extremas, apresentar formas de se livrar do agressor e buscar amparo na segurança pública e nas esferas de assistência disponíveis.
- Conexão: Música e Alfabetização na Emeja - Josiane Guimarães da Cunha
Resumo: A música como forma de comunicação entre os indivíduos resgata muitas emoções, assim, a proposta deste trabalho primou por estimular os sentimentos e as sensações nos estudantes (que tem por perfil um histórico de vulnerabilidade social e emocional), como intuito auxiliá-los a perceberem suas habilidades e aprimorarem seus conhecimentos durante o processo de alfabetização a partir de sua musicalidade. Por fim, imprescindível considerar outros aspectos: o estímulo ao movimento, a expressão de musicalidade, a manifestação de emoções através das músicas (por eles elencadas), a escuta de diversos sons e ritmos, a fim de elaboram suas aprendizagens construindo sua alfabetização de maneira lúdica e criativa e prazerosa, por meio da música.
- Avaliação do Potencial de Desenvolvimento - Sheila Possa Silveira
Resumo: A Avaliação do Potencial de Desenvolvimento é um processo criado para fortalecer o desenvolvimento de pessoas e processos, com o objetivo de gerar resultados positivos. Implementada na FSPSCE, esta ferramenta busca melhorar a qualidade dos serviços prestados e promover o crescimento dos colaboradores, com foco na qualidade de vida e nas relações interpessoais.
Sustentabilidade Econômica
Refere-se a ações ou projetos que gerem redução de custos e eficiência no uso de recursos materiais
- Redução de Custo e Otimização com Foco em Economia - Jerusa Prestes
Resumo: Este projeto visa a economia e uso racional dos insumos de higiene da FSPSCE sem deixar os centros de custo desabastecidos, para não haver uma queda na eficiência do serviço prestado.
- Sistema de Rastreabilidade de Medicamentos - Claudio Vargas
Resumo: O projeto teve como objetivo modernizar o gerenciamento de medicamentos na farmácia do hospital, substituindo o método ineficiente de planilhas e etiquetas manuais por um sistema automatizado que monitora os lotes e a validade de comprimidos, antibióticos, pomadas e outros itens. Através do software da impressora Zebra, as etiquetas foram desenhadas de forma lúdica e ajustadas com o Labelary para melhor visualização. A implementação resultou na redução de erros no controle de estoque, maior eficiência nas operações e uma economia significativa de medicamentos, evitando perdas por vencimento.
Trabalho em Equipe
Busca valorizar ações desenvolvidas coletivamente pelos servidores municipais.
- 1ª Mostra Multicultural de Iniciação Científica Santo Inácio (Multics) - Jéverton Soares dos Santos, Norberto da Silva Santos, Wagner dos Santos Chagas, Camila Franceschi da Silva, Rafaéle de Medeiros Dorneles Oliveira, Anelise Silveira Cardoso, Elenara Walter Quinhones, Thiago Delaíde da Silva, Deyvid Ferreira Zigue e Mara Luísa Freitas
Resumo: A 1ª Multics foi uma mostra multicultural de iniciação científica fundamentada pela chamada CNPq/MCTI no 02/2023 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, de 31 de agosto de 2023. O evento ocorreu nas dependências da Emeb Santo Inácio de Esteio e teve como objetivo geral a exposição de trabalhos de pesquisas realizados por alunos de sexto ao nono ano e da EJA de escolas de Esteio e Região Metropolitana de Porto Alegre.
- Abordagem Pikler no Berçário 1A - Fabíola Peixoto Teixeira e Jacqueline Moresco
Resumo: Este trabalho mostra a influência da pesquisadora e pediatra húngara, Emmi Pikler, em uma turma de Berçário 1 da Emei Raio de Sol . Ao longo de um semestre, os conhecimentos de Pikler relativos à Educação Infantil foram aplicados na turma pelas professoras, gerando muitas aprendizagens. Por meio de registros fotográficos e a partir de observações realizadas no planejamento semanal, foi possível um olhar mais humanizado com relação aos bebês, ao mesmo tempo em que as suas potências foram sendo cada vez mais reconhecidas.
- Grupo de Apoio para Mulheres Vítimas de Violências - Janete Terezinha Boncoski Brizola, Eliane Regina Pacheco Pereira, Roberta de Oliveira dos Santos Bilheri, Marisa Antônia Soares Fiuza Mendonça, Daiana da Costa Silva, Luana Neves e João Pedro Meyer
Resumo: O projeto “Grupo de Apoio para Mulheres Vítimas de Violência”, conduzido pelo CREAS, visa oferecer apoio psicossocial, jurídico e capacitação para mulheres que sofreram violência, promovendo seu fortalecimento emocional e social. Identificando a necessidade de facilitar o acesso à participação, realizamos a descentralização do grupo no território com maior incidência de violências contra a mulher, o grupo proporciona um espaço seguro para a troca de experiências e discussões de temas escolhidos pelas participantes, além de oficinas de capacitação profissional. O objetivo é fortalecer as mulheres a superarem traumas, romperem o ciclo de violência e desenvolverem autonomia pessoal e econômica, integrando com os serviços oferecidos pela Rede Intersetorial. A mediação é realizado pelas técnicas sociais do Creas visando garantir a eficácia e a qualidade do serviço prestado às mulheres vítimas de violência.
Trabalho Social
Identifica ações ou projetos voltados para a melhoria da sociedade, de caráter voluntário e que promovam transformação da realidade social
- Portas Abertas para o Ensino Médio - Marina Souza da Silva
Resumo: “Portas Abertas para o Ensino Médio” é o projeto educacional executado na escola EMEB Flôres da Cunha e coordenado pela Técnica em Biblioteconomia Marina Souza voltado à orientação de alunos formandos sobre as oportunidades de Ensino Médio com Curso Técnico Integrado, especialmente nos processos seletivos de instituições como IFSul, IFRS e Fundação Liberato. A iniciativa inclui palestras com ex-alunos dessas instituições, rodas de conversa, visitas aos campi e suporte na leitura de editais, inscrição e preparação para as provas. O projeto contou com o apoio da equipe diretiva e pedagógica e resultou no aumento do interesse e participação dos alunos, refletido no crescimento do número de inscritos e aprovados em 2023, bem como no crescimento do número de inscritos em 2024.
- Projeto Jogo da Frequência - Tamara Franco de Moura
Resumo: O jogo da frequência estimula as crianças a estarem mais assíduas as aulas para pintar todos os dias o seu quadradinho e quando faltarem, pedirem para o seu responsável justificar para que possam ganhar o prêmio no final do mês resultando numa melhor aprendizagem e numa comunicação permanente entre família e escola.
*Os resumos foram redigidos pelos concorrentes
Funcionário Destaque 2024 – Premiação
Quando: segunda-feira (28)
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
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