Cidadania e Direitos Humanos
Loja Social Móvel começa a atender no Bairro Três Marias
06/07/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello Wollmann
As doações da Campanha do Agasalho começaram a chegar às famílias do Bairro Três Marias na tarde desta segunda-feira (6) com o início dos atendimentos da Loja Social Móvel, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e Gabinete da Primeira-Dama (GPD).
A estrutura foi instalada no Salão da Igreja Santo Antônio Maria Claret (Avenida Luiz Pasteur, 8.238 – fundos), onde permanecerá até quinta-feira (9). No local, famílias em situação de vulnerabilidade social podem escolher gratuitamente roupas, agasalhos, calçados e cobertores arrecadados durante a campanha.
Entre as primeiras beneficiadas esteve a dona de casa Crislaine Prestes Machado, moradora do Bairro Três Marias. Ela aproveitou a passagem da Loja Social Móvel para renovar o guarda-roupa da filha Ana Clara, de seis meses. “Estou desempregada e essa ajuda faz muita diferença para quem está com dificuldades financeiras. Criança perde roupa muito rápido, troca várias vezes por dia e a gente sempre precisa de peças novas. Poder escolher essas roupinhas ajuda bastante”, afirmou.
A iniciativa integra as ações da Campanha do Agasalho e busca descentralizar a distribuição das doações, levando os itens até diferentes regiões da cidade. Com isso, a Prefeitura amplia o acesso das famílias aos donativos e garante que as arrecadações cheguem a quem mais precisa, especialmente durante os dias de temperaturas mais baixas.
Os atendimentos seguem até quarta-feira (8), das 13h30min às 16h30min. Na quinta-feira (9), último dia da ação no bairro, o funcionamento será das 9h às 11h30min.
Atendimento fácil
Após realizar um cadastro no local, cada pessoa pode retirar as roupas para os integrantes da família, respeitando os limites necessários para atendimento de todos que necessitam (para crianças e homens, limite de 10 peças por pessoa; cobertores, casacos e edredons, um por pessoa; peças para mulheres, livre).
Para participar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência da região atendida. No caso de menores de idade, deve ser apresentada a certidão de nascimento.
Antes de atender o Bairro Três Marias, a Loja Social Móvel percorreu os bairros Primavera, Olímpica, São José e Jardim Planalto. A próxima edição será entre 20 e 23 de julho, no Bairro Parque Votorantim. Neste ano, a iniciativa contemplará 10 regiões do município, ampliando o acesso das famílias às doações da Campanha do Agasalho (veja abaixo as datas e locais).
Mais de 24 mil peças doadas
Nas quatro edições da Loja Social Móvel deste ano, foram distribuídas cerca de 24,1 mil peças entre roupas, agasalhos, calçados e cobertores. As doações beneficiaram 656 famílias cadastradas, contribuindo com pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o inverno.
Também tem a Loja Física
Além da Loja Social Móvel, a população também poderá retirar roupas e agasalhos na Loja Social Fixa.
O espaço funciona junto à Casa da Solidariedade/Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol (Travessa Germano Von Hohendorf, 55 - Bairro São Sebastião).
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min.
Onde doar
Com o slogan “Solidariedade que aquece”, a Campanha do Agasalho 2026 foi lançada no dia 24 de abril, no Salão Nobre da Prefeitura.
O objetivo é arrecadar roupas novas ou em bom estado de conservação para serem entregues a esteienses em situação de vulnerabilidade social, para ajudá-los a enfrentar o rigoroso inverno de forma mais digna.
Quem desejar colaborar com a mobilização poderá fazer a doação em pontos espalhados pela Prefeitura de Esteio e em outros 17 locais diferentes pela cidade (veja abaixo) até o dia 30 de julho.
Empresas, escolas, entidades sociais, sindicatos e outras instituições que quiserem participar da mobilização podem solicitar materiais de divulgação e caixas para coletas diretamente na sede da SMCDH (Prefeitura - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – subsolo) ou pelo telefone (51) 2700-4356.
Lojas Sociais Móveis
Três Marias
Quando: Até quinta-feira (9)
Onde: Salão da Igreja Santo Antônio Maria Claret (Av. Luiz Pasteur, 8.238 - fundos)
Parque Votorantim
Quando: De 20 a 23 de julho
Onde: Associação de Moradores do Parque Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 303)
Tamandaré
Quando: De 27 a 30 de julho
Onde: Associação de Moradores do Bairro Tamandaré (Rua Manoel Machado, 140)
Novo Esteio
Quando: De 3 a 6 de agosto
Onde: CTG Independência Gaúcha (Rua Avelino Antônio Zonta, 649)
Pedreira
Quando: De 10 a 13 de agosto
Onde: Antiga Uras Pedreira (Rua Pedreira, 130)
São Sebastião / Liberdade
Quando: De 17 a 20 de agosto
Onde: CEU (Rua Rio Grande, 2263)
* Horários: De segunda a quarta-feira, das 13h30min às 16h30min; Quinta-feira, das 9h às 11h30min / Datas sujeitas a alterações e acréscimos
Ponto fixo de doação
Loja Social Fixa
Onde: Travessa Germano Von Hohendorf, 55 - Bairro São Sebastião (junto ao Creas Girassol)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min
Pontos de arrecadação
Academia 26 Fit - Rua dos Ferroviários, 157 - Centro
Academia Life Fitness - Rua 24 de Agosto, 1056 - Centro
Brigada Militar - Rua São Jerônimo, 247 - Centro
Câmara de Vereadores - Rua 24 de Agosto, 535 - Centro
CDL - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102 – São Sebastião
Conex - Rua 24 de Agosto, 1843 – Liberdade
Corpo de Bombeiros - Rua José Martins, 200 - Parque Tamandaré
Escola Adventista - Rua Santo Amaro, 218 - Centro
Escola Risco e Rabisco - Rua Taquara, 940 - Olímpica
Escola São Francisco - Av. Padre Claret, 1285 - Centro
Inbetta - Av. Independência, 8885 - Novo Esteio
Instituto de Educação Gustavo Nordlund - Rua Taquara, 765 - Olímpica
Loja Clip - Av. Getúlio Vargas, 971 - Centro
Magalu - Avenida Presidente Vargas, 1856 - Centro
Prefeitura de Esteio - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150
São Carlos Manutenção - Avenida Presidente Vargas, 126 - Tamandaré
Secretaria Municipal de Saúde - Av. Padre Claret, 666 - Centro
Sesi - Av. Presidente Vargas, 1204 – Centro
* Outros pontos podem ser abertos também
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
10