Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Junta Militar

Alistamento obrigatório
No ano em que completam 18 anos, brasileiros do sexo masculino devem fazer o alistamento militar até o último dia útil de junho (em 2018, dia 29 de junho). A partir deste ano, o processo pode ser feito pela Internet para quem tem CPF. Quem ainda não possui o documento deverá procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Em Esteio, a Junta funciona no prédio da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150) e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. O período de alistamento teve início no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de junho.

Pela Internet, o alistamento pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br, página na qual também podem ser obtidas mais informações sobre a seleção ao serviço militar. No entanto, a opção online só está disponível para quem já tem CPF, que será utilizado para validação dos dados pessoais. Após o preenchimento do cadastro, o inscrito poderá acompanhar na própria página o andamento do processo, que pode resultar no encaminhamento à seleção geral ou à dispensa do serviço militar obrigatório.

Quem não tem CPF precisará ir até a Junta do Serviço Militar levando certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração assinada) e RG.

Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório. Além de pagar multa, quem não se alistar dentro do prazo não poderá retirar passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro para exercício de qualquer função, inscrever-se em concurso público, entre outras restrições.

Alistamento militar obrigatório
Quem deve se alistar
Todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos

Período de alistamento
Do primeiro dia útil de janeiro ao último dia útil de junho

Como fazer para se alistar
Quem possui CPF
Acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e preencher o cadastro. Após, acompanhar no site a situação do alistamento.

Quem não possui CPF ou tem dificuldade de acesso à Internet
Deve ir, pessoalmente, à Junta do Serviço Militar de Esteio para se alistar. Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h
Documentação necessária na Junta Militar: certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração assinada) e RG

Informações
Página do Alistamento Militar: www.alistamento.eb.mil.br
Junta Militar de Esteio: telefone (51)2700-4350 Ramal 2112


de

0