Governança e Gestão

Falta pouco para a mais nova praça de Esteio ficar pronta

28/03/2023

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Em construção no Bairro São Sebastião, atrás da Unidade Básica de Saúde, a Praça Osvaldo Carlos Flores já passou, praticamente, por todas as etapas do projeto que, quando concluído, vai dar uma nova opção de lazer para os moradores da Vila Ezequiel. Nesta terça-feira (28), trabalhadores da Sommers Construtora Ltda, empresa contratada através de licitação feita pela Prefeitura de Esteio para a execução das obras, atuaram na preparação do piso da quadra onde será colocado, na próxima semana, a grama sintética.

A Praça do Xaxá, apelido carinhoso pelo qual era chamado seu Osvaldo Carlos, já ganhou tons de verde com a colocação de gramas e plantas que compõem o ajardinamento. Demais intervenções, como a mureta de arrimo para alinhamento com a rampa próxima à passarela, corrimão e de guarda-corpo e colocação dos blocos de concreto intertravado nos passeios internos e externos também já foram concluídas. O playground, por sua vez, já recebeu gira-gira e balanços.

Com investimento de R$ 277 mil, o novo espaço de convivência vai ter cerca de 515m². O homenageado que emprestará nome à Praça, um morador da Vila Ezequiel, foi incentivador do esporte, sobretudo do futebol e do tênis.

Espaços públicos melhores
A qualificação dos espaços públicos de Esteio é uma das metas da Administração Municipal. Até o fim de 2024, a Prefeitura tem como meta revitalizar todas as praças de Esteio existentes.

Em 18 de dezembro, a principal praça de Esteio, a Coração de Maria, no Centro, foi entregue aos esteienses após ser totalmente reformulada. Foi a oitava praça a passar por intervenções. Em 2021, a ação foi executada nas praças Hélio Haack, no Centro, reinaugurada em fevereiro daquele ano; da Bíblia, também no Centro, cujas obras foram encerradas em maio; dos Emancipacionistas, concluída em outubro; e Emílio Massot, no Bairro Olímpica, entregue em dezembro. Em 2022, também foram reinauguradas as praças dos Tocos, no Santo Inácio (1º de julho), e da Vila Osório (11 de novembro), assim como foi criada a Praça São Floriano (dos Bombeiros), no Bairro Tamandaré (2 de dezembro).

Governança e Gestão