Outros
Serviços essenciais serão mantidos no feriado 7 de Setembro
02/09/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Na próxima segunda-feira (7), feriado nacional em celebração aos 204 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Esteio e a maioria dos serviços públicos municipais estarão fechados. A alteração no funcionamento ocorre em razão do feriado, com o atendimento ao público sendo retomado normalmente após a data.
A Administração Municipal, entretanto, manterá o funcionamento dos serviços considerados essenciais, garantindo o atendimento à população durante o feriado (confira abaixo).
Desfile Cívico
As comemorações do feriado contarão com o tradicional Desfile Cívico, que ocorrerá na Rua Padre Felipe, no Centro. A programação reunirá escolas municipais, setores da Administração Municipal, grupos de escoteiros, integrantes das forças de segurança, grupos de idosos de diferentes oficinas da Prefeitura, jeepeiros, grupos de carros antigos e motociclistas, tradicionalistas e cavalarianos, entre outros participantes.
A concentração dos participantes será entre as ruas Buenos Aires e La Salle. O desfile terá início às 9h, seguindo em direção à Rua Dona Isabel. A dispersão será pela Rua Rio Grande. O palco será montado na Praça Coração de Maria, onde ficarão as autoridades.
A partir das 5h, os acessos à Rua Padre Felipe, na região do desfile, serão bloqueados. Os ônibus que transportarão os estudantes terão acesso pela Rua Alegrete, onde os alunos desembarcarão. Ao final do desfile, o embarque será realizado na Rua Rio Grande.
Em caso de chuva, o Desfile Cívico será cancelado.
Serviços no feriado
Prefeitura Municipal
O prédio administrativo estará fechado durante o feriado de segunda-feira (7).
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU)
A coleta de lixo orgânico funcionará normalmente, enquanto a seletiva não será realizada no feriado, com retorno na terça-feira (8). O Ecoponto da Rua da Paz, no Bairro Olímpica, terá atendimento normal das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
O setor administrativo e as unidades básicas de saúde (UBSs) não terão atendimento na segunda-feira (7). O Pronto Atendimento Digital, pelo telefone gratuito 0800-888-9622, funcionará normalmente.
Hospital São Camilo
O setor administrativo não funcionará. Já os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos.
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL)
A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya estará fechada na segunda-feira (7), reabrindo na terça-feira (8).
Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP)
A Guarda Municipal, a Fiscalização de Trânsito e o serviço de Videomonitoramento terão funcionamento normal. A sede da Secretaria não terá atendimento.
Procon
O órgão, localizado na sede da Prefeitura, permanecerá fechado durante o feriado.
Secretaria Municipal de Educação (SME)
O setor administrativo da Secretaria e as escolas municipais estarão fechadas.
Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH)
O setor administrativo e as unidades externas — Creas, Cras, Centro do Idoso e Casa da Solidariedade — estarão fechados. O Plantão dos Direitos Humanos poderá ser acionado pelo WhatsApp (51) 99749-3654.
Transporte coletivo municipal
Na segunda-feira (7), os ônibus circularão com o horário de domingo. Nos demais dias, o funcionamento será em horário normal. Para mais detalhes sobre os itinerários, acesse www.esteiomob.com.br/itinerario.
FGTAS/Sine
A agência de Esteio, localizada na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, não realizará atendimento no feriado.
Cemitério Municipal
O Cemitério Municipal 2 de Novembro funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. O setor administrativo não abrirá, mas haverá plantão pelo telefone (51) 3473-0032.
Desfile da Independência do Brasil*
Quando: Segunda-feira (7), a partir das 9h
Onde: Rua Padre Felipe, entre as ruas La Salle e Dona Isabel
* Se chover, será cancelado
Editoriais
Outros
Compartilhe:
de
0