Escolas municipais recebem novas classes e cadeiras

09/02/2023

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Cinco escolas de Esteio receberam, nesta quinta-feira (9), novas classes e cadeiras. Ao todo, foram adquiridos e entregues 355 conjuntos, já instalados nas salas e à espera dos estudantes que voltam às aulas na próxima quarta-feira (15).

Os equipamentos foram direcionados para as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Maria Marques (70 conjuntos), Oswaldo Aranha (60 conjuntos), Vitorina Fabre (120 conjuntos), Vila Olímpica (30 conjuntos) e Maria Lygia Andrade Haack (75 conjuntos). A Secretaria Municipal da Educação (SME) investiu R$189,6 mil na modernização dos móveis das salas de aula.

Os móveis estão dentro de um pacote de investimentos na ordem de R$ 1,4 milhão que a SME está fazendo para melhorar a infraestrutura das escolas. O valor está sendo aplicado, também, em ações como reformas de espaços, substituição de pisos e compra de equipamentos, entre outros, além do amplo projeto de pintura externa que está em andamento e que vai beneficiar em 24 unidades escolares.

Uniformes
Nesta quinta-feira (9), a SME recebeu 10,4 mil camisetas, que fazem parte do uniforme escolar e serão distribuídas para todos os alunos das 31 escolas da rede municipal de Educação. Foram investidos R$ 109,7 mil na compra. As peças foram armazenadas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aprender Brincando, a nova unidade da rede municipal, que também recebeu brinquedos.

De acordo com a SME, entre abril e maio devem chegar as jaquetas que também compõe o uniforme.

Kits escolares
Estudantes em vulnerabilidade social vão receber, até meados do próximo mês, kits com materiais escolares. Para os alunos da Educação Infantil, os kits são compostos por mochila, giz de cera e caderno pequeno. Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º) receberão mochila, caderno, estojo, lápis de cor, canetinha, apontador, cola, borracha, tesoura e dois lápis. Para os anos finais (5º ao 9º), o kit tem mochila, caderno, estojo, apontador, borracha, régua, dois lápis e duas canetas.

A SME está fazendo o levantamento do quantitativo a ser distribuído. No ano passado, foram entregues 2,7 mil kits.

Semana de preparação
Para a volta às aulas a SME também está trabalhando na formação dos profissionais. Durante toda esta semana, equipes diretivas das 10 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), das 20 escolas municipais de Educação Básica (Emebs) e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) estão participando de capacitações, realizadas no Salão Nobre da Prefeitura.

As atividades começaram na manhã da última segunda-feira (6) com palestra do professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mozart Neves Ramos. Um dos maiores nomes do país na gestão da Educação falou sobre a “Base Nacional Comum e competências da direção escolar”.

A partir de terça-feira (7), a formação das equipes diretivas teve atividades conduzidas por servidores da própria SME. Temas como “Metas de Gestão Escolar e Processos Administrativos”, “Programas Pedagógicos”,  “Infraestrutura e Uso do Recurso Público” e “Diretrizes da Alimentação e Recursos Humanos” fizeram parte da programação.

Na próxima segunda-feira (13), todos os servidores da Educação estão convidados para participar da Abertura do Ano Letivo 2023 com duas palestras do empresário Eduardo Tevah, que vai falar sobre “Os novos desafios dos educadores de sucesso”. A atividade será no Centro de Eventos do Klein Ville (Rua Garibaldi, 55 - Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.