Governança e Gestão

Parque Primavera ganhará novo espaço de lazer e convivência

31/05/2023

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

O prefeito Leonardo Pascoal assinou, na tarde desta terça-feira (30), a ordem de início para as obras da Praça Neuza Brizola, no Bairro Parque Primavera. A nova área de convivência e lazer será construída na junção da Rua Nações Árabes com a Travessa 76, onde funcionava antigamente um galpão de reciclagem.

Com mais de 800m², a Praça vai contar com calçadas externas e internas pavimentadas com blocos intertravados, equipamentos para ginástica e alongamento, playground e área verde com ajardinamento. No espaço, vão ser instalados bancos, lixeiras e iluminação com lâmpadas em led.

O projeto será executado pela Saunraupp Manutenção e Construções Ltda (A Solução), empreiteira contratada via licitação. Serão investidos nas obras R$ 151 mil, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Também firmaram o documento, a titular da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), Lilian Haigert, o arquiteto e urbanista Ciro dos Santos, servidor da SMGG e fiscal das obras, e a representante da empreiteira Caroline Raupp.

Espaços públicos melhores
A qualificação dos espaços públicos de Esteio é uma das metas da Administração Municipal. Até o fim de 2024, a Prefeitura tem como meta revitalizar todas as praças de Esteio existentes e construir novas.

A última entregue foi a Praça do Xaxá, na Vila Ezequiel, em 12 de abril. Foi o nono espaço público a passar por intervenções. Em dezembro do ano passado, a principal praça de Esteio, a Coração de Maria, no Centro, foi entregue aos esteienses após ser totalmente reformulada. Em 2021, a ação foi executada nas praças Hélio Haack, no Centro, reinaugurada em fevereiro daquele ano; da Bíblia, também no Centro, cujas obras foram encerradas em maio; dos Emancipacionistas, concluída em outubro; e Emílio Massot, no Bairro Olímpica, entregue em dezembro. Em 2022, também foram reinauguradas as praças dos Tocos, no Santo Inácio (1º de julho), e da Vila Osório (11 de novembro), assim como foi criada a Praça São Floriano (dos Bombeiros), no Bairro Tamandaré (2 de dezembro).

Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) já iniciaram os trabalhos em outros três locais: na Praça Irmão Egídio Justo, no Centro, que será totalmente revitalizada, numa área da Rua da Paz, próximo ao Cemitério do Bairro Olímpica, que ganhará uma nova praça, e na Vila Hípica, onde o espaço chamado de Praça das Carreiras passará por reformulações.

Governança e Gestão