Cidadania e Direitos Humanos

Começam as doações da Campanha do Agasalho 2023 nas lojas sociais móveis

05/06/2023

Créditos: Daniela Lacerda

O Parque Primavera sedia, até a próxima quarta-feira (7), a primeira edição de 2023 da Loja Social Móvel da Campanha do Agasalho de Esteio. A distribuição de roupas, realizada por equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e por voluntários do Conta Comigo, está ocorrendo no Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210).

Famílias em vulnerabilidade social podem retirar, de forma gratuita, até quatro peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados, acessórios e artigos de cama, mesa e banho. Para ser contemplado, basta fazer um rápido cadastro no local, apresentando documento de identidade, comprovante de residência e, no caso de menores de idade, certidão de nascimento. A ação ocorre das 13h30min às 16h30min.

Quem “comprou” pela primeira vez na Loja foi Mariana Gonçalves, 20 anos, moradora do Parque Primavera. A jovem foi com a filha de três anos escolher algumas peças. “Fiquei conhecendo a loja pela minha irmã, que recebeu um link da divulgação da campanha e me enviou”, contou Mariana. Ela afirmou, ainda, que pretende vir nas próximas edições da loja, pois “isso faz diferença no inverno”.

Outra moradora que também retirou peças pela primeira vez foi Jociele Costa, 31 anos. Ela estava acompanhando a irmã na Unidade Básica de Saúde Primavera, que havia levado e filha recém-nascida para fazer o teste do pezinho, quando viu a movimentação.

A partir da próxima segunda-feira (12), a ação será realizada no Salão da Igreja Mãe de Deus (Rua Reinaldo Eugênio Graff, 21), no Bairro Olímpica. Depois, a Loja chegará a outros cinco locais (veja abaixo).

As peças roupas também podem ser retiradas na Loja Social Fixa, que funciona junto à Casa da Solidariedade (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) - nos dias de ações nas comunidades, não haverá atendimento.

Doações
Pessoas de bom coração que desejarem colaborar com a Campanha do Agasalho de Esteio poderão fazer as doações nos pontos de coleta espalhados pela cidade (veja abaixo) e nos drive-thrus de doação que serão realizados na Rua Coberta nos dias 17 de junho, 1º e 15 de julho, das 10h às 13h. Na primeira mobilização, realizada no último dia 27, foram arrecadadas 1.466 peças. Somando com as 3.832 angariadas na Casa da Solidariedade e nos pontos de coleta, a Campanha já arrecadou quase 5,3 mil peças este ano.

Maior necessidade são roupas masculinas e infantis
A meta da SMCDH é superar as 25,7 mil peças doadas na Campanha do ano passado. Neste momento, segundo a pasta, a maior dificuldade está em conseguir roupas de inverno para homens e crianças.

Campanha do Agasalho 2023
Locais de retirada
Lojas Sociais Móveis

Parque Primavera