Acessibilidade Contraste

Notícias

Educação

Escola Maria Sirley vence o Campeonato de Robótica Tecnolygia

17/11/2023

Créditos: Daniela Lacerda

Compartilhe:

Encerrou-se na tarde desta sexta-feira (17) o Campeonato de Robótica Tecnolygia, organizado pela Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Lygia Andrade Haack, no Bairro Primavera. A equipe M.S.V.F, formada por alunos da Escola Estadual Professora Maria Sirley Vargas Ferraz (Caic), também do Parque Primavera, foi a grande vencedora da disputa iniciada no dia 18 de outubro.

A Premiação para o 1º lugar foi um kit de robótica para a escola, bolsas de estudo para cursos de informática para os alunos e também o curso de “Apresentação de Alto Impacto” para o professor-orientador, ofertado pelo Instituto Mix.

O segundo lugar, o time da casa, Tecnolygia, além do kit de robótica, ganhou mochilas EhPow Nerd enquanto que o professor levou um cartão-presente da mesma marca. O 3º lugar, conquistado pela equipe JP da Escola Estadual Jardim Planalto, recebeu vales presente da GoalBall mais um kit de robótica. O 4º quarto lugar ficou com o Team ALT-F4, composto pelos alunos da Escola Municipal Oswaldo Aranha. A equipe levou um kit de material esportivo da GoalBall. Além destes prêmios, a equipe das escolas Oswaldo Aranha, Jardim Planalto, Bernardo Vieira de Melo e Augusto Meyer receberam troféus de honra ao mérito.

Contemplado por edital do CNPq
O evento, que contou com nove equipes, fez parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), contou com uma Mostra de Robótica e também incluiu exposição de projetos robóticos, trabalhos de pesquisa e protótipos desenvolvidos pelos alunos que estudam no município.

O projeto do evento foi contemplado em edital do primeiro semestre de 2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em alusão a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiada pelo Governo Federal.

O campeonato inteiro aconteceu no segundo andar da Sala de Informática e Inovação. As disputas foram definidas por grupos. Os times participantes foram divididos em Grupo A e Grupo B. Em cada uma das partidas, duas equipes se enfrentavam. O critério de vitória se dava quando o time estourava os dois balões colocados no robô adversário ou os derrubava para fora da arena.

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o professor de Tecnologia e Inovação da escola sede, Guilherme Sumariva, ficou responsável pela narração de todas as partidas e com o apoio de comentários dos alunos durante os jogos. O campeonato também contou com entrevistas realizadas pelos estudantes e com dois juízes, Davi Silva e Lucas Soares, que são veteranos do clube de tecnologia e que já participaram da 1º e da 2º Olimpíada de Robótica de Esteio (ORE). 


Participantes
Robotic Meyer – Colégio Estadual Augusto Meyer
Equipe Clarets – Escola Estadual Santo Antônio Maria Claret
Tecnolygia – Escola Municipal Maria Lygia Andrade Haack
Equipe M.S.V.F. – Escola Estadual Professora Maria Sirley Vargas Ferraz/Caic
Clube de Robótica JP – Escola Estadual Jardim Planalto
Erro 404 – Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello
Robotinic – Escola Estadual Bairro do Parque
Olimpic Star – Escola Municipal de Educação Básica Vila Olímpica
Team Alt-f4 – Escola Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas