Gabinete da Primeira-dama

Caminhada luminosa encerra a programação do Mês da Mulher

Créditos: Bruno Santos

Uma caminhada luminosa pelas ruas do Centro de Esteio, realizada na noite desta quarta-feira (27), marcou o encerramento da programação do Mês da Mulher 2024, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama com o apoio de secretarias municipais. Cerca de 300 pessoas acompanharam a ação, que teve início no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta) e encerramento na Praça Coração de Maria, onde o violonista Jean Carlo Godoy recebeu os participantes.

Durante todo trajeto, os participantes levaram, além das lanternas, 95 balões brancos, representando o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Esteio, que registraram ocorrência seus agressores e que hoje vivem com medida protetiva, para evitar que algo mais grave aconteça. Os dados são do período entre 1º de janeiro e 25 de março de 2024. “São 95 mulheres que vivem com medo e em risco de que algo mais sério possa lhes acontecer. Hoje, nessa caminhada, com homens e mulheres juntos, estamos dando as mãos para mostrar que ninguém mais anda sozinho. Não queremos mais que nenhuma mulher fique para trás, sem o acolhimento necessário, chorando sozinha, muitas vezes escondida, para os filhos e a família não verem. Esta caminhada promove um marco na nossa cidade, e todos que estão aqui são responsáveis por essa mudança possível, de defesa à vida de todas as mulheres”, afirmou a primeira-dama Andrea Schneider Pascoal. Ao final da sua manifestação, Andréa convidou a todos para estourar os balões para simbolizar o fim do ciclo de violência.

Em sua manifestação, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu a participação de todos que acompanharam a caminhada e que fizeram parte, de alguma forma, das ações promovidas durante o Mês da Mulher. “Foram dias de intensas atividades, em que toda a nossa administração, de alguma maneira, se envolveu e participou. Hoje estou aqui como esposo, companheiro e apoiador de uma causa que todos somos responsáveis, que é a defesa da vida de cada uma das mulheres que conhecemos e convivemos. Todas, de alguma forma, já enfrentaram alguma situação de violência. Talvez não como vítimas, mas testemunharam ou conhecem alguma história. Precisamos fazer a nossa parte educando, informando e mostrando o que não podemos mais aceitar”, disse.

Pascoal afirmou que, em breve, Esteio receberá uma nova Delegacia de Polícia especializada em vulneráveis. “Precisamos dar a esses casos a atenção que merecem. E o poder público tem a obrigação de se colocar à frente dessas ações. Nossa cidade se empenhou e trará o serviço para cá, a fim de garantir o atendimento correto, para situações sensíveis como a que as mulheres enfrentam”, disse.

Também participaram da caminhada secretários municipais, integrantes da Delegacia de Polícia de Esteio e do Corpo de Bombeiros, empresárias e representantes da comunidade.

Com o objetivo de promover a conscientização e o combate à violência contra às mulheres, a programação do Mês da Mulher teve início no dia 8 de março e contou com diferentes atividades, entre palestras, práticas esportivas e culturais.  As ações integraram, especialmente, as áreas da saúde, cidadania, educação, segurança e desenvolvimento econômico.

Gabinete da Primeira-dama