Cultura, Esporte e Lazer

Copa dos Campeões de Futsal vai reunir 62 times de 24 cidades

15/04/2024

Créditos: RS Esportes/divulgação

Sessenta e duas equipes de 24 cidades gaúchas diferentes vão disputar, a partir do próximo dia 26, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 - Olímpica), a 19ª edição da Copa dos Campeões de Futsal.

Considerada a maior competição amadora do esporte no Rio Grande do Sul, o evento é realizado pelo empresário Claiton Almeida com apoio da Prefeitura Municipal em Esteio desde o ano de 2011. O Congresso Técnico, onde foram sorteados os times que compõem cada uma das chaves da primeira fase e esclarecidos pontos do regulamento, foi realizado na noite da última sexta-feira (12) no palco dos jogos.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao empresário pela parceria, aos times inscritos, a todas as pessoas que trabalham pelo evento e destacou a importância do campeonato para a cidade. “Ficamos muito felizes em ver esse patrimônio de Esteio, que é a Copa dos Campeões, crescer ao longo destes últimos anos, com a gente contribuindo, modestamente, naquilo que era possível”, afirmou. Pascoal falou que a Administração Municipal fez importantes investimentos no ginásio ao longo dos sete anos de sua gestão, que são aproveitados por todos que participam não só da Copa, mas de muitas outras competições realizadas na praça esportiva. No final, o prefeito renovou a disposição da Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) seguir com a competição em Esteio e desejou boa sorte a todos os times participantes. “Esperamos que vocês possam ser bem acolhidos, bem recebidos, aqui na nossa cidade. Que a gente tenha uma competição de mais alto nível técnico e disciplinar, como tem sido ao longo dos últimos anos”, afirmou. “Que esse patrimônio de Esteio continue crescendo e se fortalecendo, assim como todos os investimentos neste espaço e na área do esporte, pois quem ganha com isso é a comunidade”, encerrou.

Quem também ressaltou a parceria com a Prefeitura e as melhorias no ginásio foi Claiton Almeida. “É muito importante quando a gente tem um prefeito, que tem pautas muito importantes para cuidar, mas que consegue, também, enxergar a cidade como um todo, como tem sido o Pascoal, que nunca se esqueceu do esporte na cidade, sobretudo da Copa dos Campeões”, elogiou.

Claiton aproveitou para elencar algumas das obras realizadas no Edgar Piccioni desde 2017. “Tivemos a troca do telhado, a revitalização da quadra, a instalação de placar novo, de novas cadeiras e de nova iluminação. Agora, estamos trocando as redes de proteção na volta da quadra e refazendo todo o sistema de sonorização do ginásio”, enumerou.

Também participaram do Congresso Técnico, a primeira-dama Andrea Schneider Pascoal, o titular da SMCEL, Guilherme Zolin, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, além de vereadores e outras lideranças municipais.

Três categorias
A 19ª Copa dos Campeões de Futsal vai ser realizada em três categorias diferentes.

Na Força Livre, a principal do evento esportivo, serão 40 times. Na Máster 40, voltada para aqueles “vovôs” que já passaram de quatro décadas de vida, serão 12 agremiações e, na Feminina, outras 10 (veja grupos abaixo). A tabela de jogos da primeira fase está ainda sendo definida pelos organizadores.

Além de troféus, os melhores times de cada modalidade vão receber premiações em dinheiro. A maior será dada ao campeão da Força Livre, que levará para o clube R$ 20 mil. Somando, serão R$ 65 mil em prêmios.

As partidas serão às segundas, quintas e sextas-feiras, a partir das 20h15min. A entrada é gratuita, com exceção da noite da final, quando deve ser cobrado ingresso solidário, a ser revertido para entidades assistenciais de Esteio. As finais estão previstas para o dia 9 de agosto.

Toda a cobertura da competição, com transmissão de jogos ao vivo, será realizada pelo RS Esportes em seus canais no Youtube, no Facebook e no Instagram. A Copa tem patrocínio da Delsol Engenharia, Bender Chopp, KTO, Sicredi, Weefe, Latina Sul e RBT Internet.

No ano passado, o Borges, de Alvorada, ergueu o troféu da Força Livre. O América/Perfecta, de Esteio, ficou com o título na Máster 40 e as gurias do Zueira Fênix, de Viamão, conquistaram a  categoria Feminina.

19ª Copa dos Campeões de Futsal
Quando: A partir de 26 de abril até o dia 9 de agosto

Dias de jogos: Segundas, quintas e sextas-feiras, a partir das 20h15min

Local: Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 – Bairro Olímpica)