Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Hospital São Camilo

Unidade de Coleta de Sangue do Hospital São Camilo retoma atendimentos nesta quarta-feira

08/01/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

A Unidade de Coleta Externa de Sangue do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) que fica junto ao Hospital São Camilo (Avenida Castro Alves, 948 – Tamandaré) reiniciou nesta quarta-feira (8) as ações de coleta de sangue.

Ao todo, 50 pessoas agendaram para fazer a doação nesta primeira data. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 99798-5484. Depois, basta comparecer no hospital na data marcada e apresentar documento com foto para fazer a coleta. 

A enfermeira gestora da unidade, Melane Escouto Medeiros, esclarece o procedimento com as bolsas de sangue coletadas. “Nós temos o banco de sangue do hospital, e essa ação favorece para que possamos manter os estoques sempre em dia. A média de consumo do hospital é de 160 bolsas por mês. Conseguimos manter com as nossas doações e ainda ajudar outras pessoas”, destaca.

Para o doador Celso Rui Nunes é muito importante participar da ação. “Gosto de ajudar as pessoas. Ajudo a salvar vidas e saber disso é valioso demais”, afirma.

As coletas são realizadas quinzenalmente. As próximas datas da coleta são 5 e 19 de fevereiro, 5 e 19 de março e 2, 6 e 30 de abril.


Quem pode doar sangue
Para doar sangue, é preciso atender a algumas condições, como:
Ter entre 16 e 69 anos de idade
Pesar mais de 50 kg
Ter IMC maior ou igual a 18,5
Estar em boas condições de saúde
Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
Não fumar duas horas antes da doação
Apresentar documento de identificação oficial com foto

Pessoas menores de 18 anos precisam ter o consentimento do responsável legal para doar. Idosos com mais de 60 anos só podem doar caso já tenham realizado uma doação antes dessa idade.

Quem recebeu transfusão de sangue pode doar, mas deve esperar um ano para isso.

Algumas pessoas não podem doar sangue, como: pessoas com doenças infecciosas incuráveis, pessoas com câncer generalizado, pessoas com doenças que tenham comprometido o estado dos órgãos, pessoas sem identidade.

Editoriais

Hospital São Camilo

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas