Notícias
Obras e Serviços Urbanos
Prefeitura recolhe 77 m³ de resíduos em ação de limpeza às margens da BR-116
06/07/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Esteio, por meio das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e de Segurança Pública (SMSP), realizou uma força-tarefa de limpeza às margens da BR-116, reforçando o trabalho permanente de combate ao descarte irregular de resíduos no município.
Somente nesta ação foram recolhidos 77 metros cúbicos de resíduos descartados irregularmente no local, evidenciando o impacto ambiental causado pela destinação inadequada de materiais e a necessidade de conscientização da população.
Para garantir agilidade na execução dos serviços e reduzir os transtornos no fluxo da rodovia, a operação mobilizou uma ampla estrutura, composta por três retroescavadeiras, quatro caminhões-caçamba, duas viaturas da Guarda Municipal e 16 servidores. O planejamento da ação permitiu que os trabalhos fossem realizados com segurança para as equipes e para os motoristas que trafegavam pela BR-116.
A iniciativa integra um cronograma contínuo de limpeza urbana desenvolvido pela Administração Municipal. Diariamente, equipes atuam em diferentes pontos da cidade previamente mapeados, especialmente em locais com maior incidência de descarte irregular. Além da remoção dos resíduos, o trabalho faz parte de uma estratégia permanente de fiscalização, monitoramento e preservação dos espaços públicos, buscando reduzir impactos ambientais e promover mais qualidade de vida para a população.
Descarte correto
A Prefeitura reforça que o município disponibiliza gratuitamente o Ecoponto, localizado na Rua da Paz, ao lado do Cemitério Municipal 2 de Novembro, no bairro Olímpica, para o descarte adequado de diversos tipos de resíduos.
O espaço recebe resíduos da construção civil em pequenos volumes, restos de poda, madeira, móveis inservíveis, pilhas, baterias, óleo de cozinha usado, materiais recicláveis e eletroeletrônicos.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O serviço é destinado exclusivamente a pessoas físicas, com limite de até 1 metro cúbico por mês. Volumes superiores devem ser destinados por meio de serviços especializados, como o tele entulho.
Além do Ecoponto, Esteio conta com 90 contentores destinados ao lixo orgânico, 12 contentores para resíduos recicláveis e com a coleta seletiva atendendo 100% do território do município, incluindo condomínios.
Descarte irregular é passível de punição
O descarte irregular de resíduos é proibido e está sujeito às penalidades previstas na legislação municipal, podendo resultar em autuação administrativa e, conforme a situação, responsabilização por crime ambiental.
A Administração Municipal reforça que não tolerará práticas que prejudiquem o meio ambiente, a limpeza urbana e a qualidade de vida da população.
Denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria, pelo telefone 0800-541-0400, ou à Guarda Municipal, por meio do 153.
Editoriais
Obras e Serviços Urbanos
Compartilhe:
de
9