Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Fazenda

Nona parcela do IPTU 2026 vence na próxima terça-feira

06/10/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Esteio, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informa que proprietários de imóveis de Esteio que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2026 têm até a próxima terça-feira (13) para quitar a nona parcela do imposto. O pagamento pode ser realizado em toda a rede bancária, nas casas lotéricas e pelos aplicativos das instituições financeiras, utilizando as guias encaminhadas pelos Correios.

Quem precisar emitir uma nova guia pode acessar o site da Prefeitura e selecionar o botão “Emissão de Boletos do IPTU”, disponível na seção “Serviços”. Os documentos também podem ser solicitados pelo WhatsApp (51) 2700-4395 ou pelo e-mail cobranca@esteio.rs.gov.br.

Junto com o IPTU, também deve ser paga a Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD), que já está discriminada no boleto.


Bom pagador
Os proprietários de imóveis em Esteio que optaram pelo parcelamento abriram mão do desconto de 10% da cota única, que venceu em 30 de janeiro, mas mantiveram o direito ao desconto previsto na Lei do Bom Pagador, concedido aos contribuintes que mantêm o pagamento do imposto em dia. O abatimento pode chegar a 12%.

Exemplo:
12% de desconto no IPTU 2026: pagamento em dia do IPTU 2025, 2024 e 2023;
8% de desconto no IPTU 2026: pagamento em dia do IPTU 2025 e 2024;
4% de desconto no IPTU 2026: pagamento em dia do IPTU 2025.


Sem aumento real
De acordo com a SMF, não houve aumento real no valor do IPTU e da TCLD para 2026. Os tributos tiveram um acréscimo de 15% em razão do aumento da Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM), que é reajustada sempre no mês de novembro, tendo como base a taxa Selic.

Alguns imóveis também tiveram alteração no valor em razão de recadastramentos e reavaliações, além do cálculo do IPTU progressivo, aplicado a terrenos baldios. Conforme o Código Tributário Municipal, a cada cinco anos, o terreno sem construção passa a pagar um valor maior de IPTU.

A cobrança do IPTU e da TCLD de terrenos, apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais e industriais possibilita à Administração Municipal investir em áreas como saúde, educação, segurança e melhoria das vias da cidade. Quitar o imposto é, além de uma obrigação, uma questão de cidadania.


Débitos de anos anteriores
No site da Prefeitura de Esteio, é possível gerar boletos para o pagamento do IPTU de exercícios anteriores. Para o IPTU 2026, o sistema ainda não está liberado.
Para emitir as guias:
- Acesse o site da Prefeitura: esteio.rs.gov.br
- Vá até “Serviços” e, depois, selecione “Emissão de boletos IPTU”
- Preencha os campos “Inscrição do Imóvel”, que corresponde ao número de referência do imóvel e pode ser localizado em carnês anteriores do IPTU, e “Palavra de verificação”, repetindo as letras que aparecerão no quadro
- Selecione a parcela e clique em “Carnê IPTU”. Para selecionar mais de uma parcela, pressione a tecla Ctrl e clique nas parcelas desejadas. Depois, solte a tecla Ctrl e clique em “Carnê Consolidado IPTU”
- Informe a data do pagamento e clique em “Imprimir”
** As guias só podem ser emitidas com vencimento até o último dia útil do mês vigente.

Não estão disponíveis para emissão as parcelas ajuizadas, em execução fiscal, ou aquelas inscritas em órgãos de restrição de crédito (SCPC). Para acessar essas parcelas, entre no site da Prefeitura, clique em “E-Governo”, no menu “Cidadão”, acesse “Serviços Dívida Ativa” e selecione “Emissão de Parcelas de Parcelamento”.


Dúvidas, ajuda ou informações
Central de Cobranças da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF)
Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – Prefeitura de Esteio
WhatsApp: (51) 2700-4395
Telefone: (51) 2700-2101
E-mail: cobranca@esteio.rs.gov.br


Calendário de pagamentos do IPTU 2026
9ª parcela: Terça-feira (13)
10ª parcela: 10 de novembro

Editoriais

Fazenda

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas