Cidadania e Direitos Humanos

Município inicia cadastramento de desalojados pelo ciclone

17/06/2023

A Prefeitura de Esteio publicou, na manhã deste sábado (17), um formulário eletrônico na internet para fazer um levantamento do número de famílias e pessoas que foram desalojadas com o ciclone que atingiu Esteio nesta sexta-feira (16). O objetivo da Administração Municipal é ter o número mais aproximado possível dos esteienses que foram prejudicados pelo temporal e ter maiores subsídios para medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazo – preencha aqui (um cadastro por família)

Para melhor entendimento, “desalojadas” são aquelas pessoas que tiveram as suas casas atingidas, mas que buscaram lugar para ficar em residências de familiares e amigos ou até mesmo em hotéis e pousadas. É diferente de “desabrigado”, que não tinha para onde ir e foi deslocado para cinco abrigos oferecidos pela Prefeitura (Ginásio Municipal Edgar Piciconi, Igreja São Sebastião e escolas Maria Marques, Eva Karnal e Ezequiel Nunes Filho). O cadastro dos desabrigados está sendo feito pelas equipes de Assistência Social que estão trabalhando nestes locais.

Quem não tiver como preencher o formulário pela internet pode buscar auxílio em um dos cinco abrigos. Servidores estarão à disposição para auxiliar.

Volume histórico de chuvas
Até as 10h15min deste sábado (17), Esteio contava com 488 pessoas desabrigadas: Ginásio Edgar Piccioni (220 pessoas), Igreja São Sebastião (58 pessoas), escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Ezequiel Nunes Filho (70 pessoas), Eva Karnal (80 pessoas) e Maria Marques (60 pessoas).

Esteienses, moradores de cidades vizinhas e até de outros municípios que quiserem colaborar com doações para serem direcionadas aos atingidos podem levar os produtos até o Ginásio Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079). Os itens mais necessários são colchões, cobertores, alimentos, roupas de inverno para adultos e crianças, toalhas de banho e materiais de limpeza e higiene pessoal.

Em 24 horas choveu em Esteio 188,8mm, valor que supera a média histórica para o mês, que gira em torno de 128mm. O acumulado de quarta (14) a sexta-feira (16) foi de 263,6mm, o maior volume concentrado de precipitação da história desde que foi iniciado o registro dos dados.

Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando para amenizar os estragos e atender a população. Quem precisar de ajuda pode ligar para o telefone (51) 98600-8355.

Locais de abrigo
Ginásio Municipal Edgar Piccioni – Rua 24 de Agosto, 3.079 (Bairro Olímpica)
Igreja São Sebastião – Rua Ezequiel Nunes Filho, S/N (Bairro São Sebastião)
EMEB Ezequiele Nunes Filho – Rua Ezequiel Nunes Filho, 181 (Bairro São Sebastião)