Cidadania e Direitos Humanos

Chuvas em Esteio: Prefeitura solicita voluntários para ajudar no Ginásio Municipal

19/06/2023

Créditos: Mateus Grechi

Desde a última sexta-feira (16), centenas de servidores da Prefeitura Municipal e voluntários estão trabalhando para atender os moradores de Esteio que foram atingidos pelo forte ciclone que se abateu sobre o Município. Durante todo o final de semana, o trabalho foi mantido de forma direta no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, principal local de abrigo e de recebimento de doações, em outros quatro pontos que foram abertos para receber pessoas desabrigadas e nos centros de referência em Assistência Social (Cras), que ficaram abertos no domingo (18) para doações.

Mesmo com muita gente trabalhando, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) está fazendo solicitação de voluntários para ajudar no ginásio do Bairro Olímpica (Rua 24 de Agosto, 3.079), principalmente na triagem das roupas que estão sendo doadas pela comunidade esteiense e por moradores de cidades vizinhas. O trabalho se estende no local das 8h às 22h. Não é necessário experiência; basta boa vontade e tempo disponível.

A SMCDH estima que já foram recebidas cerca de 9 toneladas de alimentos. Em razão do elevado número peças chegando e saindo, ainda não foi possível fazer uma estimativa da quantidade de roupas angariadas.

Quem quiser colaborar com doações para serem direcionadas aos atingidos podem levar os produtos até o Ginásio Edgar Piccioni. Os itens mais necessários são colchões, cobertores, toalhas de banho, alimentos, roupas de inverno para adultos e crianças e materiais de limpeza e higiene pessoal.

Doações nos Cras
Quem foi atingido pelo temporal e necessitar de produtos podem fazer a solicitação dos produtos em um dos três centros de referência em Assistência Social de Esteio (Cras). De acordo com a SMCDH, 550 famílias foram atendidas nestes locais somente neste domingo (18).

Cras Sueli Peres
Rua Vereadores Ernesto Menezes, 52 (Bairro Olímpica)

Cras Centro
Rua Pedro Lerbach, 426

Cras Território de Paz
Rua Orestes Pianta, 206 (Parque Primavera)

Volume histórico de chuvas
Em 24 horas, choveu em Esteio 188,8mm, valor que supera a média histórica para o mês, que gira em torno de 128mm. O acumulado de quarta (14) a sexta-feira (16) foi de 263,6mm, o maior volume concentrado de precipitação da história desde que foi iniciado o registro dos dados.

Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando ininterruptamente desde sexta-feira para amenizar os estragos e atender a população. Quem precisar de ajuda pode ligar para o telefone (51) 98600-8355.

Esteio chegou a ter quase 500 pessoas desabrigadas, atendidas  no Ginásio Edgar Piccioni, na Igreja São Sebastião e nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Ezequiel Nunes Filho, Eva Karnal e Maria Marques. Além destas, cerca de 1,6 mil famílias (5,3 mil pessoas) ficaram, em algum momento, desalojadas (foram para casa de parentes e amigos), de acordo com levantamento que está sendo feito pela Internet. No final da manhã desta segunda-feira, apenas os abrigos nas Emebs Maria Marques e Ezequiel estavam ainda abertos, com 118 pessoas abrigadas.

Para melhor entendimento, “desalojadas” são aquelas pessoas que tiveram as suas casas atingidas, mas que buscaram lugar para ficar em residências de familiares e amigos ou até mesmo em hotéis e pousadas. É diferente de “desabrigado”, que não tinha para onde ir e foi deslocado para os abrigos. O cadastro dos desabrigados está sendo feito pelas equipes de Assistência Social que estão trabalhando nestes locais.

Cidadania e Direitos Humanos