Cultura, Esporte e Lazer

Estudantes visitam Semana Farroupilha de Esteio

14/09/2023

Créditos: Daniela Lacerda e Djalma Corrêa Pacheco

Uma das tradições da Semana Farroupilha de Esteio, que há duas décadas é realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, é a visita dos estudantes de Esteio e de cidades vizinhas aos galpões dos piquetes e CTGs instalados nos pavilhões Bento Gonçalves, Anita Garibaldi e 20 de setembro.

Na tarde desta quinta-feira (14), os alunos do segundo ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santo Inácio foram recebidos pelos tradicionalistas no Piquete Sou do Sul, cujo lema é “Orgulho de ser Gaúcho”. Graciela Valadas serviu cachorro quente, bolo de chocolate, suco e bolo de cenoura aos pequenos, enquanto Leila Carcheski serviu chimarrão. No final, entregou um saco de doces com uma mensagem: “foi um prazer recebê-los aqui”.  “É a primeira vez que venho com os alunos para a Semana Farroupilha e vejo que eles estão se divertindo. Quero levá-los mais vezes para esse passeio”, contou a professora Iara Hamdan.

Enquanto isso, a outra turma do segundo ano da Emeb Santo Inácio passou a tarde no Piquete Bartho, que leva o sobrenome do casal que comanda a entidade, Marcos e Karine. Eles participavam em outra entidade da Semana Farroupilha de Esteio havia sete anos. Esse ano, resolveram fundar uma agremiação e montar um galpão para receber os alunos que transportam durante todo o ano com sua van escolar. “A gente se desafiou a fazer tudo sozinho dessa vez e o foco é atender às crianças durante o dia e, à noite, a nossa família e amigos”, contou Karine.

Atividades específicas no palco principal
Além das atividades nos piquetes e CTGs, os estudantes também se divertem e aprendem um pouco mais sobre a cultura e tradições gaúchas no palco principal, com uma programação especial promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Nesta quinta-feira (14), os estudantes assistiram, em sessões pela manhã e à tarde, à esquete “As gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, com o grupo Teatro Ideia e Ação (TIA). Ainda pela manhã, o violonista Jean Carlo Godoy e o percussionista Marquinhos Molinari, ambos moradores de Esteio, fizeram uma oficina sobre composição musical. A atividade foi uma contrapartida de Jean Carlo pelo financiamento do Fundo Municipal de Apoio às Atividades Artísticas e Culturais (Funproarte) ao projeto Compositores Esteienses.

Show e bailes começam nesta quinta-feira
A abertura oficial da Semana Farroupilha de Esteio e as primeiras atrações musicais seriam nesta quarta-feira (13), mas em virtude de estado de alerta para possíveis alagamentos na cidade, a programação foi cancelada.

Nesta quinta-feira (14), começam as atrações musicais, com shows dos cantores Mauro Moraes, Luiza Barbosa e Mano Lima e baile com o grupo Karaguattá.

A abertura oficial será nesta sexta-feira (15), às 19h30min. À noite que abre o final de semana de muita festa e cultura vai contar, ainda, com apresentação de grupo de dança e shows com Elmer Fagundes, Robson Paines, Luiz Marenco e Grupo Recuerdos e baile com o Grupo Sul Tchê.

Entrada gratuita
A Semana Farroupilha esteiense, o maior evento organizado pela SMCEL, tem apoio da Associação de Piquetes de Esteio (Aspe), dos CTGs Esteio da Tradição, Quero-Quero, Independência Gaúcha e Chama Nativa e do grupo Cavaleiros sem Fronteira. Com realização da Tri Produtora, conta, ainda, com atrações pagas pelo edital de fomento a festejos populares da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e pelo projeto Caravana Farroupilha, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A entrada, que deve ser feita até a meia-noite pelo Portão 7 (Avenida Celina Kroeff) é gratuita, assim como o estacionamento.

Ao todo, são 110 galpões. Os piquetes de número 1 a 44 estão instalados no Pavilhão Internacional, que durante a Semana Farroupilha recebe o nome de Bento Gonçalves. As entidades do número 45 a 88 ficam no Pavilhão do Artesanato (Pavilhão Anita Garibaldi), e do 89 ao 103 são alocados no Pavilhão da Agricultura Familiar (20 de Setembro), onde também se encontra os galpões da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Cavaleiros sem Fronteira, além do palco principal e área de alimentação.

Quinta-feira – 14 de setembro

21h30min - Show com Wilson Paim
23h - Baile com grupo Embalo Campeiro

Segunda-feira - 18 de setembro