Secretaria de Educação distribui kits de hortas para escolas

30/05/2023

Créditos: Mateus Grechi

Professores da rede municipal de educação de Esteio participaram, na tarde desta segunda-feira (29), de uma oficina sobre o cultivo de hortas. A atividade, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e coordenada pela nutricionista e chefe do Escritório Esteio da Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Bruna Santa Maria, tinha como objetivo capacitar os professores para trabalhar com os kits que foram entregues para as escolas, doados pelo Grupo InBetta. A implantação de hortas comunitárias é um dos projetos da pasta para o ano de 2023.

A iniciativa visa ensinar os estudantes como fazer o plantio de chás, temperos e hortaliças. As hortas servirão como laboratórios dentro das escolas, onde os alunos, além de terem contato com a terra,  poderão aprender técnicas de cultivo e depois disseminar os conhecimentos em suas famílias ou em suas comunidades. A ideia é que os alunos possam levar os alimentos para consumir com suas famílias.

Serão utilizados kits que vão possibilitar dois tipos de plantio: as hortas tradicionais, direcionadas às escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), e as hidropônicas, que utilizam basicamente água para o cultivo de alimentos, que serão usadas por alunos das escolas municipais de Educação Básica (Emebs).

Para a coordenadora da Unidade de Projeto, Tecnologia e Inovação (UPTI) da SME, Hellene Guimarães, é muito importante que crianças e adolescentes saibam como produzir alimentos e que acompanhem o processo de perto. “Eles precisam saber de onde vem, ver a semente, descobrir que a semente vira um broto e que o broto vira um pé de alface ou de cenoura”, ilustrou. Hellene disse, ainda, que os estudantes vão se dedicar mais as atividades à medida que eles se sintam donos do que produziram e que também são importantes para todo o processo.