Notícias
Saúde
Secretaria da Saúde fará nova aplicação de veneno contra escorpião-amarelo
16/10/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Guilherme Veiga
Técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) de Esteio realizaram, na tarde desta quinta-feira (15), nas ruas Parobé e Lageado, no Centro, uma ação de preparação dos moradores para a aplicação de inseticida contra o escorpião-amarelo que será realizada nas duas vias entre os dias 3 e 6 de novembro.
Durante a atividade, os profissionais distribuíram folders informativos e orientaram quais os procedimentos que devem ser observados para que o controle químico do aracnídeo tenha maior eficácia.
A recomendação da Visa é que os moradores se afastem do local no momento da aplicação do veneno, que será feita nos pátios, nas calçadas e na rede de esgoto pluvial, retornando após quatro horas do final da intervenção. Também é necessário tapar ralos e recolher animais domésticos.
Os moradores foram orientados a deixar os terrenos limpos e a cortar a grama próximo à semana de realização das intervenções. Nos dias 3 e 4 de novembro, servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) recolherão os entulhos de frente das casas das duas vias, que têm enfrentado problemas com o escorpião-amarelo.
A iniciativa integra um conjunto de medidas de monitoramento e controle desenvolvido pelo órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abrangendo aproximadamente 40 residências. A ação, realizada em parceria com o Instituto Vital Brazil e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, seguirá protocolos técnicos de segurança e poderá sofrer alterações conforme as condições meteorológicas.
A intervenção dará continuidade ao trabalho realizado em março, quando houve aplicação de inseticida nas galerias da rede de drenagem pluvial. O planejamento também contempla medidas preventivas na Emeb Tomé de Souza, que está localizada na região, incluindo a avaliação de possíveis pontos de acesso dos escorpiões.
Durante a divulgação, os servidores também recolheram assinaturas dos moradores orientados, com o objetivo de registrar as visitas e garantir que todos recebam as informações necessárias.
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
14